Economia

Alstom anuncia ampliação da produção em Taubaté para atender contratos de R$ 3,2 bilhões

Por @Da redação |
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Produção na fábrica da Alstom em Taubaté
Produção na fábrica da Alstom em Taubaté

Em meio às celebrações de 65 anos de atividades no Brasil, data comemorada no ano passado, a Alstom anunciou a ampliação da produção na fábrica de Taubaté para atender contratos que podem ultrapassar a casa de R$ 3,2 bilhões.

Com isso, a empresa ampliará ainda mais a sua participação no mercado, que contabiliza mais de 4,6 mil carros produzidos em fábricas instaladas no território nacional desde 1955.

Entre os novos contratos, estão a Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo, Linha 7 do Metrô de Taipei, em Taiwan, e o Metrô de Bucareste, na Romênia.

“A Alstom tem inúmeros motivos para comemorar os seus 65 anos no Brasil. A companhia participou ativamente do desenvolvimento do setor metroferroviário do País, com uma história marcada por muitas inovações para a mobilidade urbana em importantes cidades brasileiras”, disse Michel Boccaccio, vice-presidente sênior da Alstom para a América Latina e presidente da Alstom no Brasil.

Segundo a companhia, a fábrica de Taubaté está sendo preparada para receber a produção dos novos contratos e estão previstas novas contratações, que devem ser de 200 pessoas a partir de junho de 2022 e, em abril de 2024, cerca de 400 pessoas.

Atualmente, a fábrica da Alstom em Taubaté conta com cerca de 90 empregados e é a única da empresa na América Latina. A unidade está capacitada para atender projetos no Brasil e no mundo.

Nos últimos anos, além de produzir os carros para o VLT do Rio de Janeiro, também atendeu os mercados da Argentina (metrô de Buenos Aires) e Chile (metrô de Santiago).

A planta instalada no Vale do Paraíba produz atualmente carros em aço inoxidável para o metrô de Santiago (projeto NS16), no Chile.

“A fábrica tem capacidade de expansão e passará por adaptações para receber os novos projetos. Vale mencionar também que a planta é referência na produção de carros em aço inoxidável, além de contar com mão-de-obra capacitada e qualificada”, informou a empresa a OVALE.

Questionada sobre as perspectivas da companhia em razão da crise econômica provocada pela pandemia do coronavírus, a Alstom admitiu que “a instabilidade econômica interfere em projetos e investimentos de qualquer empresa e setor no país” e que o setor ferroviário, diretamente conectado com as iniciativas de políticas públicas e a capacidade de financiamento de estados e municípios, “não esteve imune a essa situação, que causou redução de novos projetos”.

No entanto, a expectativa da empresa é de que o mercado volte a crescer.

“Estamos prontos para a retomada do mercado, mantemos nossas unidades fabris na região e estamos atentos às oportunidades no Brasil, na América Latina e em todo o mundo. Especificamente no Brasil, acreditamos que seja necessário incentivo da esfera pública para a promoção de políticas de mobilidade urbana e infraestrutura que possam efetivamente oferecer soluções de transporte de qualidade para os cidadãos e estimular as soluções sustentáveis de locomoção”, afirmou a companhia.

“Com a abertura de licitações que estimulem a competitividade das empresas, com o investimento de bancos públicos e por meio das Parcerias Público Privada (PPP), é possível que o setor continue a se desenvolver”, completou.

Conheça os novos projetos previstos para a fábrica de Taubaté, segundo informações da Alstom.

Linha 6-Laranja de Metrô de São Paulo

Há um contrato com a Concessionária Linha Universidade (Linha Uni), cujo principal sócio é o Grupo Acciona. A Concessionária é responsável pela retomada da Linha 6 – Laranja de Metrô de São Paulo. Os investimentos totais na Linha 6 estão em R$ 15 bilhões, e trata-se do maior projeto de infraestrutura público-privado em desenvolvimento na América Latina. Os trens começam a ser produzidos em 2022. A Alstom fornecerá 22 trens, com seis carros cada. O início das entregas está programado para o primeiro semestre de 2024.

Extensão da Fase 2 da Linha 7 do Metrô de Taipei, em Taiwan

O consórcio liderado pela Alstom com a empresa de serviços de engenharia e contratação taiwanesa CTCI alcançou o fechamento contratual em 23 de junho de 2020 para a extensão da fase dois da Linha 7 do Metrô de Taipei (Taiwan).

O valor do contrato é de cerca de € 424 milhões, e a participação da Alstom é de aproximadamente € 248 milhões. O contrato é para o fornecimento de 16 trens Metropolis (de quatro carros).

A primeira fase do contrato foi assinada em 2018. Ao todo, a Alstom Brasil será responsável pelo fornecimento, teste e comissionamento de 35 trens (com quatro carros) que serão fabricados na fábrica de Taubaté, já a partir de 2021.

Metrorex / Metrô de Bucareste (Romênia)

A Alstom obteve um contrato da Metrorex SA, a operadora estatal de metrô de Bucareste, para fornecer um total de até 30 trens Metropolis para circular na recém-construída Linha 5 da rede de metrô da cidade, entregue em dois lotes. O valor do contrato para os primeiros 13 trens (78 carros ao todo) é de mais de € 100 milhões. Este contrato pode ser estendido com a opção de mais 17 trens, com base no pedido do cliente. O valor total estimado do projeto pode ir até € 240 milhões. A fabricação dos trens de Bucareste deverá ter início no segundo semestre de 2021.

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