
[13:48, 04/06/2021] Paulão: Talvez o mil-folhas, um dos doces da sobremesa francesas mais clássicas e fáceis de se encontrar pelo mundo. A combinação de massa folhada crocante com um delicioso creme de baunilha (creme de confeiteiro) é um sabor que agrada fácil não é mesmo? No entanto, o que parece ser simples é sempre um dos mais difíceis.
É a que se dá o nome Napoléon que aparece no título? Ele surge graças a um grande divulgador da confeitaria francesa o chefe de Napoleão daquela época, chef Dunand.
Tanto é que na Rússia ele é uma sobremesa muito conhecido como le millefeuille Gâteau Napoléon.
Apesar de ser uma sobremesa aparentemente simples, a paciência é peça chave no preparo da massa, um pouco complexa pela delicadeza tanto da massa como do creme aromatizado com baunilha -- que torna-se ainda mais especial quando se tem a fava de baunilha para preparar o creme doce e firme que sustentará a massa crocante sem deixá-la molhada (senão tudo iria se desmoronar) resultando em delicadeza pura que, em geral, ainda é servida com uma geada de açúcar por cima dando o último toque.
Os recheios podem variar: chocolate, caramelo, amêndoas, e ainda com frutas para acompanhar. Mas este é o meu clássico, com creme de confeiteiro (creme de baunilha) que modéstia parte é infalível.
RECEITA DO MIL-FOLHAS.
- 500 g de massa folhada;
- Gema peneirada para pincelar; Duas gemas peneiradas;
- Meia colher (sopa) de farinha de trigo;
- Uma colher (sopa) de amido de milho; 50 g de açúcar; 200 ml de leite; Uma fava de baunilha ou 1 colher (chá) de essência de baunilha;
- Meia colher (sopa) de manteiga; - 50 g de açúcar de confeiteiro para polvilhar;
PREPARO.
Massa folhada: abra a massa com um rolo, polvilhe açúcar de confeiteiro e passe o rolo novamente, para fixar o açúcar.
Corte a massa em retângulos com 8x4 cm e vá colocando os pedaços em uma assadeira ligeiramente umedecida. Com um garfo, fure várias vezes cada retângulo, pincele um pouco de gema na superfície e leve para assar a 180 ºC, por 20 minutos, até a massa ficar bem douradinha e aspecto crocante. Retire do forno e deixe esfriar.
Em uma tigela, misture as gemas, a farinha de trigo, o amido e o açúcar e, com um batedor de arame mexa até formar um creme espumoso. Em outra uma panela, aqueça o leite e a fava de baunilha aberta para infusão da baunilha no leite.
Quando o leite levantar fervura, retire a fava de baunilha e junte metade do leite fervente ao creme de gemas (temperarem). Este passo é muito importante, ou o seu creme ira virar um omelete e misture bem. Volte a panela com o leite ao fogo e deixe ferver novamente. Em seguida acrescente todo o restante de creme e mexa bem.
Deixe o creme ferver por cerca de três minutos, mexendo sempre. Retire do fogo, adicione a manteiga e misture até ela se dissolver por completo.
Coloque o creme em uma vasilha rasa e cubra com filme plástico, totalmente aderido à superfície do creme. Isso evita a formação de uma película seca sobre o creme e sua textura ficará sempre macia. Reserve e mantenha na geladeira até o momento de usar.
Disponha um retângulo de massa assada e fria sobre um prato. Acrescente um pouco do creme, cubra com outro retângulo de massa assada e adicione um pouco mais de creme e, novamente, coloque mais um retângulo de massa. Peneire o açúcar de confeiteiro e sirva em seguida..