
No mês do folclore, Cecp (Centro de Estudos da Cultura Popular), de São José dos Campos, faz o lançamento do livro 'Ecomuseu dos Campos de São José: entre Memórias e Perspectivas', um texto sobre a formação dos bairros Campos de São José, Jd. Diamante e Jardim Americano na perspectiva dos moradores. O lançamento será na quinta-feira, de forma online, a partir das 19h30.
No texto, as narrativas populares foram balizadas por documentos oficiais, como dados demográficos e plantas de loteamento, bem como amparadas em estudos acerca do planejamento urbano de São José dos Campos.
Dentre tantas memórias, o livro traz uma narrativa sobre o rio Alambari que, solitário, nasce nos morros da Serra do Mar e deságua no rio Paraíba do Sul, passando pelo território do Campos de São José e do Jardim Diamante, dois dos três bairros abrangidos pela ação do Ecomuseu entre os anos de 2018-2020. Memórias sobre o rio, dificuldades ambientais, a criação e inauguração do Parque Alambari, o plantio e manutenção de um experimento agroflorestal, são algumas das histórias narradas neste livro.
O livro será distribuído para os moradores do Campos de São José, Jardim Diamante e Jardim Americano que participam do Ecomuseu e que alimentaram com suas memórias a pesquisa que fundamentou este texto. Também será doado para bibliotecas públicas da cidade e instituições parceiras.
Comentários
1 Comentários
-
Washington Luiz Melo de Menezes 29/11/2022Gostaria muito de ver