Projetos Especias Brand

Jacareí quer ser reconhecida como a ‘Terra da Cerveja’

Por Paula Maria Prado |
| Tempo de leitura: 3 min
Ação. Secretaria de  Desenvolvimento Econômico cria programa 'Jacareí Terra da Cerveja'
Ação. Secretaria de Desenvolvimento Econômico cria programa 'Jacareí Terra da Cerveja'

Construir uma identidade turística e cultural para Jacareí como Terra da Cerveja é a atual missão da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da cidade. O ambicioso projeto parte de um resgate histórico: a chegada de duas das maiores indústrias cervejeiras da América Latina, as atuais Heineken e Ambev, que tornou o município conhecido, na década de 1980, como Capital da Cerveja.

Assim, desde 2018, foram realizados duas feiras e dois festivais com a temática. A última edição, em agosto de 2019, reuniu mais de 10 mil pessoas no Pátio dos Trilhos. A cidade sediou também dois seminários técnicos voltados a potenciais empreendedores, microcervejarias, cervejarias, cervejeiros caseiros, investidores e fornecedores da cadeia produtiva do segmento. O último evento reuniu cerca de 300 participantes de todo o estado.

“O calendário oficial do projeto ‘Terra da Cerveja’ prevê anualmente quatro eventos: Feira da Cerveja Artesanal em abril, mês do aniversário da cidade; Festival Terra da Cerveja, regulamentado por lei para ocorrer na 1ª semana do mês de agosto; Seminário Cervejeiro, que precede o festival e conta com a participação de microcervejarias de todas as regiões do país) e o concurso ‘Selo Terra da  Cerveja’, que irá ser organizado sempre nos meses de outubro e novembro”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Amagai.

Leia Também Heineken lança no Vale do Paraíba 1º experiência cervejeira no país Conheça a primeira cerveja artesanal de Jacareí Boas bebidas: águas do rio Paraíba definem vocação da cidade

Em relação a abertura de microcervejarias e brewpubs em Jacareí, já há uma em execução e três projetos de instalação em andamento. E, de olho no tour “Inside the star”, recém-criado pela Heineken (veja ao lado) em sua fábrica, a prefeitura está elaborando um roteiro gastronômico com bares e restaurantes do município e um calendário de visitação em fábricas para receber os turistas que desejam fazer um tour pelas cervejarias e conhecer os atrativos da cidade. “O selo ‘Terra da Cerveja’ estará certificando as cervejas artesanais produzidas em Jacareí, fortalecendo a identidade turística do município”, disse Amagai.

RENDA.

Fato é que essa é uma aposta certa. Afinal, o setor de cerveja é um dos que mais empregam no país, segundo a Cervbrasil (Associação Brasileira da Indústria da Cerveja). Atualmente, são cerca de 2,7 milhões de postos de trabalho - entre empregos diretos, indiretos e induzidos - ligados a esse mercado. Estudo da FGV mostrou ainda que, para cada emprego gerado em uma fábrica de cer“Só esse indicador, já seria uma boa justificativa para a Secretaria de Desenvolvimento focar nesta iniciativa.

Mas existem muitas outras oportunidades se dirigirmos esses objetivos para a nossa cidade e para a região do Vale do Paraíba, que pode muito facilmente se tornar um pólo Turístico Cervejeiro e desenvolver um APL (Arranjo Produtivo Local), com roteiros gastronômicos e de negócios para buscar o reconhecimento junto ao governo estadual”, ressaltou Amagai.  “Mas, para isso, precisamos primeiro disseminar e estabelecer uma cultura cervejeira, como está ocorrendo no estado de Minas Gerais e no Sul do país”.

DADOS.

Segundo a Heineken, a escolha por montar sua fábrica em Jacareí, no Vale do Paraíba, por esta ser uma região estratégica para quem circula entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Na cidade, o grupo possui em sua planta de 77 mil metros quadrados, 600 colaboradores, sendo 350 diretos e 250 indiretos. Trata-se terceira maior cervejaria do grupo Heineken no Brasil em capacidade de produção.

Já a Ambev informou que o investimento no município se deve a sua infraestrutura e presença de mão de obra qualificada. A planta da fábrica possui 178 mil metros quadrados de área construída, distribuídos em um terreno de 1 milhão e 412 mil metros quadrados, emprega 836 colaboradores e tem capacidade de produção de 7,8 mil hectolitros por mês.

Comentários

Comentários