Nos dias 1 e 2 de maio, a cidade de Guaratinguetá (SP) será palco do Cocriações, uma imersão de literatura promovida pela Diversa Casa Literária e voltada a criadores e artistas LGBTQIAPN+. Com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Prefeitura da cidade por meio do Plano Nacional Aldir Blanc (PNAB), o evento propõe dois dias intensos de trocas, expressão criativa e fortalecimento de narrativas dissidentes.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
O Cocriações nasce como espaço de convivência, formação e produção literária coletiva. Com uma programação que mistura oficina, rodas de conversa, cineclube e festas, a proposta é destacar a literatura e a arte como potentes ferramentas de identidade, resistência e pertencimento da comunidade LGBT+.
Oficina, cineclube e produção coletiva
No primeiro dia, os participantes serão recebidos com uma roda de partilha afetiva — o Clube Coletivo "Essa arte coube em mim" — seguida pela Oficina "Criar para resistir, escrever para existir", conduzida por Stefano Volp, autor de obras como "O beijo do rio" e "Homens pretos (não) choram". A atividade convida à escrita colaborativa e ao uso da palavra como forma de autoexpressão e resistência.
A noite termina com um momento de celebração: o Brinde à Diversidade, após uma sessão de leitura coletiva dos textos criados durante o dia.
Já no segundo dia, a programação começa com o Cineclube Festa do Pijama, que traz à tela o documentário Dzi Croquettes e o filme Corpo Elétrico (2017), seguidos por debate inspirado nas emoções e memórias despertadas pelas obras.
Na sequência, acontece uma roda de conversa com a produtora e cineasta Priscilla Cabett sobre a produção cultural no Vale do Paraíba, exibições de audiovisual regional e nova rodada de leitura dos materiais produzidos. O evento se encerra com a festa Goles Infinitos, um ritual de continuidade que celebra as criações e conexões que emergem da experiência coletiva cultural.
Inscrições e horários
Para participar do evento, é necessário realizar inscrição através do site da Diversa Casa Literária. Toda a atividade é gratuita e tem como público-alvo prioritário as pessoas LGBTs de Guaratinguetá e de cidades vizinhas. As vagas são limitadas e a programação completa está disponível no site.
As inscrições também estão abertas para artistas LGBTs que desejem expor seus trabalhos no evento, sejam obras visuais, artesanais e outras.
A atividade acontece a partir das 10 horas no Espaço Multiuso Turístico-Cultural Luiz Carvalho dos Santos (Rua Visconde do Rio Branco, 115), no Centro, com previsão de encerramento às 18 horas, em ambos os dias.