
Um homem de 41 anos, identificado como André Luiz da Silva, morreu na manhã desta segunda-feira (7) após sofrer um choque elétrico em Campos do Jordão. A vítima realizava um trabalho artesanal em sua residência, no bairro Vila Cristina, quando sofreu a descarga.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
A vítima foi socorrida pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), por volta de 9h30, mas não resistiu e faleceu após dar entrada no pronto-socorro. O corpo foi encaminhado ao IML (Instituto Médico Legal).
De acordo com o boletim de ocorrência, registrado na Delegacia de Polícia de Campos do Jordão, o acidente ocorreu na rua José Corrêa. O primo da vítima informou à Polícia Civil que André utilizava um processo com aplicação de corrente elétrica sobre madeira para fins artesanais, conhecido como técnica de “raios de Lichtenberg”.
Durante o procedimento, André teria levado uma forte descarga elétrica. Os socorristas do Samu chegaram a realizar manobras de reanimação e encaminharam a vítima ao pronto-socorro, mas ela não resistiu.
O caso foi registrado como morte suspeita e acidental. Como medida padrão, o corpo foi encaminhado ao IML para exames que irão apontar a causa exata do óbito.
A técnica artesanal chamada “raios de Lichtenberg” se baseia na aplicação de corrente elétrica em madeira umedecida com solução condutora. O objetivo é formar desenhos com ramificações semelhantes a galhos, veias ou raízes. Esses padrões são criados pela queima controlada da superfície da madeira à medida que a corrente elétrica se espalha de forma aleatória.
Apesar de o efeito visual ser bastante valorizado em peças decorativas, o processo é extremamente perigoso, principalmente se feito com improvisações domésticas e sem equipamentos de proteção adequados. A eletricidade de alta voltagem envolvida pode causar ferimentos graves ou até levar à morte, como pode ter sido o caso registrado em Campos do Jordão.