TRABALHO ARTESANAL

Homem morre após levar choque elétrico em Campos do Jordão

Por Jesse Nascimento | Campos do Jordão
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução
André Luiz da Silva tinha 41 anos
André Luiz da Silva tinha 41 anos

Um homem de 41 anos, identificado como André Luiz da Silva, morreu na manhã desta segunda-feira (7) após sofrer um choque elétrico em Campos do Jordão. A vítima realizava um trabalho artesanal em sua residência, no bairro Vila Cristina, quando sofreu a descarga.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

A vítima foi socorrida pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), por volta de 9h30, mas não resistiu e faleceu após dar entrada no pronto-socorro. O corpo foi encaminhado ao IML (Instituto Médico Legal).

De acordo com o boletim de ocorrência, registrado na Delegacia de Polícia de Campos do Jordão, o acidente ocorreu na rua José Corrêa. O primo da vítima informou à Polícia Civil que André utilizava um processo com aplicação de corrente elétrica sobre madeira para fins artesanais, conhecido como técnica de “raios de Lichtenberg”.

Durante o procedimento, André teria levado uma forte descarga elétrica. Os socorristas do Samu chegaram a realizar manobras de reanimação e encaminharam a vítima ao pronto-socorro, mas ela não resistiu.

O caso foi registrado como morte suspeita e acidental. Como medida padrão, o corpo foi encaminhado ao IML para exames que irão apontar a causa exata do óbito.

A técnica artesanal chamada “raios de Lichtenberg” se baseia na aplicação de corrente elétrica em madeira umedecida com solução condutora. O objetivo é formar desenhos com ramificações semelhantes a galhos, veias ou raízes. Esses padrões são criados pela queima controlada da superfície da madeira à medida que a corrente elétrica se espalha de forma aleatória.

Apesar de o efeito visual ser bastante valorizado em peças decorativas, o processo é extremamente perigoso, principalmente se feito com improvisações domésticas e sem equipamentos de proteção adequados. A eletricidade de alta voltagem envolvida pode causar ferimentos graves ou até levar à morte, como pode ter sido o caso registrado em Campos do Jordão.

Comentários

Comentários