AVIAÇÃO

Eve mostra vídeo com 1º teste de motor do ‘carro voador'; VEJA

Por Da redação | Gavião Peixoto
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação / Eve
Protótipo do 'carro voador' deixa o hangar para o teste de motor
Protótipo do 'carro voador' deixa o hangar para o teste de motor

Empresa de mobilidade aérea urbana ligada à Embraer, a Eve Air Mobility revelou um vídeo com o primeiro teste de motor do protótipo do ‘carro voador’. As imagens foram divulgadas nesta terça-feira (28) nas redes sociais da companhia.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

Trata-se do primeiro teste de pusher, nome do motor que fica na cauda da aeronave e é responsável pelo impulso (propulsão) do ‘carro voador’ durante o voo.

O teste foi realizado com o protótipo em solo, na planta industrial da Embraer em Gavião Peixoto (SP), em janeiro deste ano.

“Estamos avançando no desenvolvimento do eVTOL com o teste do pusher (empurrador), uma etapa crítica na validação do motor responsável pela transição do voo pairado para o voo para frente”, explicou a empresa.

Engenheiros e técnicos da Eve avaliaram o desempenho do motor e a comunicação com a estação de controle remoto, processo fundamental para validar o funcionamento adequado do motor e dos inversores, componentes essenciais para um voo seguro.

“Este vídeo destaca nosso primeiro teste de empurrador, uma etapa crítica na validação do desempenho e integração do nosso eVTOL. O empurrador, localizado na cauda da aeronave, é responsável pelo voo para frente durante a fase de cruzeiro. Durante este teste, avaliamos o desempenho do motor, a comunicação entre os inversores e a estação piloto remota e a integração com outros sistemas do veículo”, afirmou a Eve.

Com quase 3.000 encomendas, os eVTOLs da Eve passam por um processo de validação na Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), responsável por supervisionar as atividades da aviação civil no Brasil.

A expectativa é que em 2027 seja feita a certificação do modelo pela agência brasileira, quando a aeronave deve entrar em operação com as primeiras entregas do ‘carro voador’. Antes, a previsão da empresa era de que os primeiros modelos chegassem ao mercado em 2026.

Comentários

Comentários