
O ProUni (Programa Universidade Para Todos) é um programa criado pelo Governo Federal que visa garantir bolsas de estudo, tanto parciais quanto integrais, para alunos de baixa renda que pretendem ingressar no Ensino Superior.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp
A seguir, confira algumas perguntas e dúvidas freqüentes sobre o ProUni e tire suas dúvidas sobre o programa de inclusão social.
Confira 5 perguntas freqüentes sobre o ProUni
O que é o ProUni e como funciona?
O ProUni (Programa Universidade Para Todos), oferece bolsas de estudo de 50% a 100% do valor das mensalidades em faculdades privadas, em qualquer lugar do país. No entanto, para ter direito, é necessário que o estudante seja de baixa renda.
Quem se enquadra no ProUni?
Primeiramente, para ter direito ao ProUni, o estudante deve ter cursado todo ou parcialmente o ensino médio em escola pública. Outra possibilidade é ter estudado em escola particular, desde que tivesse algum tipo de bolsa, tanto parcial quanto integral.
Além disso, PcD (Pessoas com Deficiência) também podem se inscrever no ProUni e tentar entrar no programa de bolsas para o ensino superior.
Qual a diferença entre o Fies e o ProUni?
Basicamente, a diferente é que o Fies é um programa de financiamento estudantil, ou seja, paga a faculdade daquele estudante, mas o mesmo precisa depois de formado devolver esse dinheiro ao governo.
Por sua vez, o ProUni é um programa que oferece bolsas integrais ou parciais, onde o estudante não precisa devolver os valores após se formar.
Quem tem direito a bolsa de 100% do ProUni?
Para conseguir uma bolsa integral do ProUni, é necessário comprovação de renda familiar, que não ultrapasse 1,5 salários-mínimos. Inclusive, quando for se matricular na determinada faculdade, necessita comprovar a renda.
Quando abre a inscrição para o ProUni 2025?
As inscrições para o ProUni 2025 começaram neste dia 24 de janeiro, e vão até o dia 28. Neste caso, é necessário inscrever as notas de Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), de forma gratuita, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior: ACESSOUNICO.MEC.GOV.BR