SEGURANÇA PÚBLICA

Derrite: “Policiais são os únicos promotores de direitos humanos”

Por Da redação | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 1 min
Reprodução/SSP
Fala do secretário de Segurança Pública ocorre em meio a denúncias de violência policial
Fala do secretário de Segurança Pública ocorre em meio a denúncias de violência policial

Durante uma cerimônia de formatura na Academia Militar do Barro Branco, na zona norte de São Paulo, nesta sexta-feira (13), o secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, reafirmou sua defesa da Polícia Militar e deu sinais de que permanecerá no cargo, apesar das recentes críticas à sua gestão.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

Derrite destacou o papel dos policiais como "verdadeiros promotores de Direitos Humanos", afirmando que alguns setores da sociedade e instituições "se incomodam com o sucesso do bem contra o mal". Ele enfatizou ainda a necessidade de atuação “pela legalidade” e o compromisso com a postura para evitar desvios de conduta que possam manchar a imagem da corporação.

Críticas e casos de abuso

O discurso ocorre em um momento delicado, marcado por episódios de violência policial que trouxeram questionamentos à gestão do secretário. Entre os casos recentes, destacam-se a morte de um menino de 4 anos atingido por uma bala perdida na Baixada Santista e um incidente em que um policial militar lançou um homem rendido de uma ponte na zona sul da capital.

Apesar das controvérsias, Derrite indicou continuidade em sua posição, elogiando os avanços alcançados na gestão do governador Tarcísio de Freitas e projetando novas ações.

Operação Verão

Durante o evento, o secretário também se comprometeu com a Operação Verão, que deve intensificar as ações da Polícia Militar na Baixada Santista no início de 2024, mesmo com o histórico de abusos registrados nas edições anteriores. Derrite incentivou os formandos a enfrentar os desafios da profissão, reforçando a relevância das operações complexas para a segurança pública.

Comentários

Comentários