INCÊNDIOS NA REGIÃO

No Pico das Cabras, Observatório tem interdição prorrogada

Por Flávio Paradella | Especial para a Sampi Campinas
| Tempo de leitura: 1 min
Divulgação/Carlos Bassan
A Defesa Civil estima que cerca de 120 hectares de vegetação tenham sido destruídos
A Defesa Civil estima que cerca de 120 hectares de vegetação tenham sido destruídos

A Prefeitura de Campinas anunciou que o Observatório Municipal Jean Nicolini, localizado no Pico das Cabras, em Joaquim Egídio, seguirá fechado ao público até pelo menos este domingo, 15.

  • Clique aqui para fazer parte da comunidade da Sampi Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.

De acordo com a administração municipal, as condições atmosféricas geradas pelas queimadas na região comprometem a visibilidade para observações astronômicas, tornando inviável a utilização dos equipamentos de observação.

O Observatório está interditado desde a última terça-feira devidos as queimadas que atingiram a região. O incêndio não só atrapalha as observações astronômicas, mas também danificou as estradas de acesso, colocando em risco a segurança dos visitantes.

O incêndio, que começou na divisa entre Campinas e Morungaba, ganhou força com os ventos e atingiu o entorno do observatório, mobilizando a Defesa Civil de Campinas e o Corpo de Bombeiros em uma força-tarefa para conter as chamas.

A Defesa Civil estima que cerca de 120 hectares de vegetação tenham sido destruídos, o equivalente a uma área de 120 campos de futebol.

Atuação

A Prefeitura de Campinas apoiou o Corpo de Bombeiros nesta quinta-feira, 12, em mais um dia de combate a incêndios nos distritos de Joaquim Egídio e Sousas. Agentes da Defesa Civil atuaram na região, que fica no limite entre Campinas, Itatiba e Morungaba, para conter focos de incêndio.

Na madrugada de quinta-feira, também houve operação de combate a incêndio na Fazenda Formosa, na área da Estrada Sousas-Pedreira. O incêndio foi controlado pelo Corpo de Bombeiros, com apoio da Defesa Civil, da subprefeitura de Sousas e de funcionários da fazenda.

Comentários

Comentários