Para ajudar você, (e)leitor, a escolher em qual candidato votar, OVALE irá publicar um compilado com as propostas dos candidatos à Prefeitura de Taubaté.
Para isso, dividimos as propostas listadas nos planos de governo de cada postulante ao Paço Municipal em 11 áreas: Saúde, Educação, Segurança, Emprego, Assistência Social, Administração/Planejamento, Mobilidade Urbana, Habitação, Esportes/Lazer, Meio Ambiente/Causa Animal e Cultura.
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Nos casos em que os planos de governo não citavam promessas em alguma dessas áreas, oferecemos a oportunidade de os candidatos enviarem ao jornal suas propostas.
Nessa ferramenta, as propostas serão elencadas sempre respeitando a ordem alfabética dos nomes dos candidatos. Abaixo, confira o que cada postulante à Prefeitura de Taubaté promete fazer na área da Educação.
Coronel Paulo Ribeiro (PT).
- -Garantir o cumprimento da Lei n. 10.639 e Lei 11.645, que tornam obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e dos povos originários
- -Realizar a busca ativa em todas as etapas e modalidades de educação
- -Implantar programa de monitoramento e prevenção do abandono escolar
- -Implementar um projeto interdisciplinar (educação, saúde, assistência social) de apoio aos alunos com risco de abandono
- -Criar o "Pé de Meia Municipal", assegurando às famílias os recursos para manutenção dos estudantes na escola, atrelado ao CADúnico, sendo a mãe responsável pelo recebimento dos valores
- -Criar um projeto de apoio de ensino de leitura e escrita, principalmente aos alunos que passaram pela alfabetização em casa durante a pandemia da COVID19
- -Implantar o programa "Escola Aberta" com abertura das escolas nos finais de semana, para atividades de cultura, lazer e formação para a comunidade
- -Assegurar a presença dos profissionais de psicologia e assistência social nas escolas
- -Universalizar o acesso à internet em todas as escolas
- -Criar espaços formativos de trocas de experiências pedagógicas entre as escolas
- -Implementar monitoramento das metas do Plano Municipal de Educação, garantindo a participação da comunidade escolar
- -Valorizar o ambiente escolar, integrando as políticas públicas de esporte, cultura e juventude
- -Implantar o Centro Municipal de Formação Inclusiva e de Diversidades
- -Criar um programa de educação inclusiva, garantindo o acesso e permanência de Pessoas com Deficiência, em parceria com o terceiro setor e assegurando capacitação para a comunidade escolar sobre o tema
- -Implantar treinamento de pronto-socorrismo nas escolas, para professores e funcionários
- -Implementar programa de educação ambiental e Mudança Climática nas escolas
- -Estruturar o Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Fundamental nos bairros, no período noturno
- -Ampliar o número de vagas, dando início à construção de creches já no primeiro ano de governo, utilizando recursos do PROINFÂNCIA do Governo Federal
- -Ampliar o número de creches com horário de atendimento estendido até as 19h
- -Para o Maternal I e Maternal li, cumprir o atendimento de vagas através da implantação do Sistema Municipal de Bolsa de Estudo Infantil (SIMUBE), conforme lei vigente, até que o município conclua a construção e ampliação das creches municipais
- -Implementar creche noturna na região central, atendendo à necessidade de famílias com trabalhadores noturnos
- -Assegurar um monitorem sala de aula para cada 06 crianças (maternal 1 e 2)
- -Assegurar um programa de educação alimentar e nutricional, incentivando a criação de hortas escolares educativas
- -Incluir o tema da alimentação saudável no treinamento dos profissionais da merenda escolar
- -Observar rigorosamente o número máximo de alunos por sala de aula, conforme previsto em lei
- -Melhorar as condições de trabalho dos profissionais de educação
- -Garantir vale-refeição, vale-alimentação e vale-transporte
- -Implementar mecanismos de evolução funcional e progressão salarial dos profissionais do quadro de apoio
- -Convocar os aprovados nos concursos públicos para o preenchimento das vagas existentes e abrir novos concursos para preenchimento da demanda
- -Elaborar projeto de lei para adequar a nomenclatura dos professores substitutos
- -Garantir a formação continuada dos profissionais da educação, firmando parcerias com universidades públicas, priorizando a UNITAU, com vagas para mestrado e doutorado
- -Implementar programa de prevenção e combate ao adoecimento dos profissionais da educação
- -Garantir o pleno funcionamento das CIPAs nas escolas
- -Realizar concurso para diretor e supervisor de ensino
- -Atualizar o Estatuto do Magistério
- -Garantir a distribuição de uniforme e material escolar aos alunos da rede municipal, antes do início do período letivo
- -Ampliar o número de aulas de 05 para 06 aulas de 45 min, no Ensino Fundamental 1 e 2, com dois intervalos
- -Implantar na Escola Municipal de Ciências Aeronáuticas (EMCA) cota de 90% para estudantes oriundos da rede pública e viabilizar parceria com o Ministério da Defesa para o ingresso dos alunos no Cavex e na Unidade da Embraer de fabricação dos carros voadores, para estágios e capacitações
- -Incidir junto ao governo estadual para criar vagas de Ensino Médio de qualidade no período noturno
- -Atuar para a implantação do Instituto Federal de Taubaté, oferecendo apoio à sua instalação
- -Apoiar a Etec (Escola Técnica Estadual) em suas necessidades, em parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Tecnológico
- -Realizar incidência positiva junto ao Governo Federal para a instalação da Universidade Federal do Vale do Paraíba, com campus em Taubaté
- -Buscar parceria entre o Ministério da Educação e a Universidade de Taubaté para gratuidade de 2.000 bolsas de estudo nos diversos cursos da universidade, para alunos de baixa renda
- -Fortalecer o Conselho Municipal de Educação
- -Fortalecer os conselhos de escola
- -Implantar monitoramento das metas do Plano de Educação com participação social
- -Criar o observatório de segurança escolar, reunindo dados e informações das diversas secretarias
- -Implantar programa de formação continuada para os profissionais da educação em direitos humanos e educação inclusiva
- -Estabelecer protocolos para prevenção ao bullying nas escolas
- -Garantir a manutenção das escolas (limpeza, iluminação, pintura, equipamentos adequados), assegurando um ambiente adequado para o processo de ensino, aprendizado e acolhimento da comunidade escolar
- -Incentivar a criação e fortalecimento das redes de proteção às crianças, adolescentes e jovens
- -Promover a requalificação dos espaços no entorno das unidades educacionais, assegurando iluminação e acessibilidade
- -Criar mecanismos e protocolos para abordagem, identificação e encaminhamento das violências e abusos que se produzem ou se manifestam na escola
- -Implantar a função de professor mediador de conflitos
José Saud (PP).
- -Dar continuidade a implantação da estratégia de modernização organizacional da Secretaria Municipal de Educação de Taubaté, com o intuito de ampliar sua capacidade no cumprimento de sua missão institucional e garantir o enfrentamento dos novos desafios
- -Ampliação dos sistemas de tecnologias de informação nos processos de gestão institucional, o fortalecimento do planejamento, monitoramento e avaliação da gestão das unidades escolares e o fortalecimento da participação e do controle social nos processos de planejamento e gestão institucional do Sistema Municipal de Educação
- -Garantir o atendimento no ensino infantil, nas suas modalidades de creche e pré-escola, com a finalidade de assegurar o desenvolvimento integral das crianças até 5 anos de idade mediante a ampliação e melhoramento da oferta escolar, a ampliação do quadro de Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs), a melhoria dos projetos educacionais e o fortalecimento dos serviços psicossociais e de saúde na rede pública municipal de educação infantil
- -Garantir a qualidade do ensino fundamental do Sistema Municipal de Ensino através de ações como a manutenção permanente da infraestrutura escolar, o reforço e continuidade de projetos e ações educacionais voltados ao melhoramento da qualidade do ensino, a ampliação das salas de aula interativas nas unidades escolares; a ampliação do período de permanência do aluno na escola, integrando as atividades em turno regular e integral
- -Ampliar e melhorar a cobertura e qualidade dos programas de alfabetização e educação de jovens e adultos mediante o reforço dos projetos e ações educacionais voltados ao melhoramento da qualidade e a restruturação do EJA para adequá-lo à nova realidade social e produtiva do município
- -Manter e melhorar os níveis de acesso das pessoas portadoras de deficiência ao Sistema Municipal de Educação, de acordo com os princípios da educação inclusiva, mediante ações de reforço do quadro de ADIs, o fortalecimento dos projetos e ações educacionais e a garantia dos serviços psicossociais
- -Fortalecer a promoção do acesso, uso e apropriação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), como ferramentas para o ensino-aprendizagem com a finalidade de melhorar os processos de ensino-aprendizagem e promover o ensino híbrido
- -Expandir e Fortalecer o acesso à prática esportiva e programas de promoção cultural no Sistema Municipal de Ensino, visando garantir o desenvolvimento integral dos alunos
- -Expandir o Projeto EAFI com a colaboração e participação da Secretaria de Esportes
- -Fortalecer e garantir os programas e atividades de formação continuada e inicial dos profissionais do Sistema Municipal de Educação a fim de assegurar a melhoria da qualidade e pertinência do ensino
- -Fortalecer e garantir a continuidade dos programas e ações de valorização do Magistério com a finalidade de promover o ingresso, a permanência e a progressão na carreira docente e a melhoria das condições de vida do quadro de profissionais do Sistema Municipal de Educação
- -Fortalecer e garantir a participação e participação social no planejamento e gestão do Sistema Municipal de Educação com a finalidade de assegurar a transparência na aplicação dos recursos públicos e a democratização da política municipal de educação
- -Projeto Equoterapia, previsto para funcionar nas dependências da Escola Madre Cecília, trata-se da criação de um centro de equitação autossustentável, que permitirá terapia equestre para crianças portadoras de deficiências nos mais diversos níveis. O projeto arquitetônico já foi concluído, faltando executar a obra
- -Projeto Cidade da Criança. Em estágio avançado de planejamento, o complexo educacional e esportivo que será instalado nas antigas dependências da ADPM, objetiva atender mais de mil crianças de 0 a 15 anos. O projeto contará com quatro unidades educacionais, em tempo integral, oferecendo além do currículo regular, atividades recreativas e esportivas. O projeto está pronto
-Manter e expandir a implantação de Câmeras vinculadas ao COI/CGM, com vistas a garantir a segurança em todas as unidades escolares do Sistema Municipal de Ensino - -Implantação de aprendizado referente a empreendedorismo, no ensino fundamental II, como conteúdo curricular obrigatório
- -Dar continuidade ao Programa Saúde Na Escola, em parceria com a Secretaria de Saúde, visando o atendimento na área odontológica, de imunização, dentre outras
- -Valorização e apoio aos Conselhos Municipais vinculados à Educação
Loreny (Solidariedade).
- -Ampliar oferta de escolas com formação integral. Integral para valer, com ensino de matérias regulares num período e atividades complementares integradas ao conteúdo do ensino regular. Tirar o máximo nossas crianças e adolescentes das ruas, onde ficam sob ameaça das drogas. Para isso, garantir estrutura e apoio aos profissionais da educação
- -Método Embraer. Padronizar o ensino em todas as unidades escolares aos moldes da escola gerida e mantida pela Embraer. O método pode ser replicado e os resultados também
- -Parcerias locais sob supervisão da Secretaria Municipal de Educação para garantir o direito universal à creche, zero crianças na fila de espera. Ampliação de creches já existentes, com a devida infraestrutura e apoio aos profissionais, sem superlotar as salas e com formação adequada para auxiliares
- -EDS (Educação para o Desenvolvimento Sustentável), da ONU. Proposta desenvolvida pela Unesco como referencial para a inserção da temática da sustentabilidade nos espaços educacionais e dessa forma conectar os alunos taubateanos com países do mundo, em programas de intercâmbio, com incentivo a competições de robótica (aprendendo e valorizando o esforço dos projetos já existentes) e de todas as temáticas relacionadas. Vamos fazer bonito aqui e levar Taubaté para o mundo
- -Poupa Jovem Taubaté. Programa de Educação Financeira no 2º ciclo do fundamental e Ensino Médio, objetivando maior capacidade de alunos e famílias no gerenciamento econômico de suas vidas além de disponibilizar o resultado (em dinheiro!) das aplicações financeiras realizadas ao final dos ciclos do Ensino Fundamental para os que aprovarem no ensino médio e participarem de uma das duas frentes de contraturno municipal: Escola de Atletas ou Escolas Técnicas Profissionalizantes
- -Centro de Tecnologia, Ciência e Educação de Taubaté. Construir no projeto do entroncamento entre a Rodovia Dutra e a Rodovia Carvalho Pinto (melhor esquina do Brasil!). Este centro compreende um Polo de Desenvolvimento Tecnológico, um Parque Educacional – Estação Ciências e um Observatório Astronômico de Taubaté. Tornando-se, além de uma atração turística-educativa da região do Vale do Paraíba, um Polo de atração para investimentos em tecnologia de ponta
- -Formação permanente para potencializar a prática pedagógica dos professores, com valorização financeira por participação e implementação de melhores práticas. Tirar completamente as funções administrativas dos professores, incluindo no organograma função e concurso público ou aproveitamento de servidores para os fins de preenchimento de docs
- -Reforço nas disciplinas fundamentais. Estimular e apoiar as aprendizagens da Língua Portuguesa e de Matemática
- -Introduzir conceitos de empreendedorismo e educação financeira no currículo municipal desde a educação infantil, construído coletivamente e ouvindo os professores
- -Investir no ensino da língua inglesa, fundamental para a vida moderna e para a empregabilidade, mediante adoção de métodos de ensino eficazes
- -Garantir a participação de PCDs, pessoas com TEA, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, dislexia. Investir no atendimento especializado para crianças com necessidades especiais e que não frequentem as escolas regulares. Iniciar a evolução da rede municipal de ensino para uma rede inclusiva, tratando cada aluno de acordo com suas necessidades e com os profissionais garantidos por lei. Ter o aluno como protagonista do sistema de ensino
- -Criação de Centro Convivência para PCD, para socialização e formações profissionais adaptadas de PCD e oferta de aprendizados especiais
- -Conectividade de alta performance em todas as unidades escolares e equipamentos condizentes com os avanços tecnológicos, buscar investimentos por parcerias e projetos
- -Melhorar a merenda ouvindo o que dizem as crianças e as famílias. Ampliação crescente do uso de produtos da agricultura familiar
- -Ensino Médio no Ezequiel é bom: então volta
- -A Ametra foi ótima e se é bom volta
Marcia do PL (PL).
- -Reformar e reestruturar as escolas municipais
- -Valorização dos professores bem como oferta de cursos e convênios, cursos de especialização junto à Universidade de Taubaté
- -Ampliar a rede municipal conforme a demanda para evitar filas
- -Atualizar o quadro de professores através de concursos, chamamento dos aprovados em concurso vigente
- -Curso de inglês para os alunos da rede no contraturno
- -Ampliar a escola profissionalizante e as modalidades, incluindo cursos de Tecnologia Digital e qualificação da mão-de-obra. Solicitaremos o edifício do Lopes Chaves junto ao Governo do Estado para que seja reavivado e faça parte de nosso projeto de revitalização do centro
- -Buscar a ampliação de vagas em creches conforme a demanda
- -Aumentar a segurança nas escolas com o projeto de câmeras integrada ao COI (Centro de Operações Integradas) e, principalmente, em creches
- -Fiscalização total na qualidade da merenda, bem como a diversificação do cardápio por orientação nutricional
- -Colocar profissionais especializados para acompanhar alunos neurodivergentes em sala de aula através da Fust (Fundação Universitária de Taubaté). Arregimentar funcionários AI (Assistente de Inclusão)
- -Implantar o PEI (Plano Educacional Individualizado) para aplicar o material adaptado para crianças neurodivergentes
- -Seguiremos a condução do Governador do Estado, Tarcisio de Freitas, na luta pela implantação das escolas cívico-militares
Ortiz Junior (Republicanos).
- -Construir e/ou reestruturar novas escolas e creches, com base em estudos de demanda
- -Melhorar os índices de desenvolvimento da educação básica (Ideb) do município
- -Expandir o ensino integral, priorizando diferentes áreas de conhecimento e atividades extracurriculares no contraturno
- -Ampliar o programa Eafi Esporte e implementar o Eafi Arte, incentivando o desenvolvimento artístico nas áreas de teatro, dança, artes visuais e música, no turno e contraturno
- -Ampliar a formação técnica, tecnológica e profissional, com currículo mais flexível e adaptado ao mercado de trabalho
- -Estender a conectividade das escolas da rede municipal de ensino, com acesso à internet de alta velocidade e equipamentos de qualidade
- -Retomar a oferta de ensino médio pelo município, uma vez que as avaliações do Saresp em 2024 indicam que todas as 20 escolas de ensino médio de Taubaté tiveram notas ruins, sendo 3,3 a nota média da rede
- -Adotar programa de recuperação de aprendizado, voltado a alunos com dificuldades, sobretudo em decorrência da pandemia
- -Ampliar a segurança nas unidades escolares por meio da Guarda Civil Metropolitana e da implantação de mais câmeras de vigilância
- -Melhorar o acesso à educação inclusiva, com atendimento educacional especializado
- -Promover a inclusão educacional e o desenvolvimento de jovens e adultos que não concluíram a educação básica
- -Criar programa que valorize a Relação Família Escola, tendo como principais impactos a aprendizagem dos estudantes (com responsabilidade compartilhada entre família e escola), a redução do abandono escolar e a promoção do espaço escolar como um ambiente acolhedor e amistoso para as famílias
- -Implementar e oficializar mapa de processo de atuação intersetorial da rede, envolvendo os equipamentos de assistência social, conselho tutelar e serviços de saúde, no que tange à assiduidade e à permanência das crianças e adolescentes na escola
- -Promover acesso à educação básica e aos serviços especializados para a população de 0 a 17 anos com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento
- -Implementação do Centro de atendimento às famílias das crianças autistas, consubstanciado em um espaço de suporte pedagógico, clínico e terapêutico aos alunos com TEA e as suas famílias
- -Identificar precocemente alunos com dificuldades de aprendizagem e oferecer planos de apoio, com o objetivo de superar obstáculos educacionais, como a distorção idade-série, e combater efetivamente a evasão escolar
Sérgio Victor (Novo).
- -Efetivação do Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI): Implementar políticas e programas específicos para o desenvolvimento infantil
- -Zerar a Fila de Espera por Vagas em Creches: Ampliar a oferta de vagas por meio de parcerias com a iniciativa privada
- -Monitoramento da Frequência Escolar: Identificar e apoiar crianças com frequência irregular através de ações articuladas com o EADE
- -Reforçar o Convênio com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE): Garantir alimentação de qualidade nas escolas
- -Fortalecer Associações de Pais e Mestres, Conselhos Escolares e Grêmios Estudantis: Promover a participação democrática nas decisões escolares
- -Atualizar e Fortalecer o Regimento Escolar: Incluir Conselho Gestor para normativas e medidas disciplinares
- -Fortalecer Parcerias com Programas Governamentais: Integrar novas opções de aprendizagem com outras secretarias e o setor privado – como o modelo de Escola Cívico Militar
- -Alfabetização Idade Certa: Definir metas claras para cada etapa da educação básica para garantir alfabetização dos alunos, segundo a Política Nacional de Alfabetização, com formação continuada de professores alfabetizadores e adoção de melhores práticas comprovadas
- -Reestruturar Escolas em Período Integral: Focar em regiões de maior necessidade, oferecendo ensino integral em turno único
- -Programa Decolar: identificar e impulsionar alunos com altas capacidades/superdotados com atividades complementares focadas em áreas como criatividade, ciência e comunicação
- -Fortalecer o Centro de Formação de Professores: Implementar programas de formação continuada
- -Garantir que a escolha dos cargos de gestão das unidades escolares seja técnica e transparente: Criar Critérios Técnicos no Processo Seletivo, monitorar e valorizar o desempenho profissional
- -Implementar Programa de Combate ao Absenteísmo: Promover práticas de autocuidado e apoio psicológico
- -Brigada da Tecnologia: Desenvolver a consciência digital na cultura organizacional e pedagógica
- -Sistema Digital para Matrículas: Facilitar o processo de matrícula online
- -Criação de uma plataforma de monitoramento e avaliação da educação básica para aproximar gestores, professores e estudantes na mitigação das defasagens de aprendizagens, a partir das análises dos resultados das avaliações
- -Ampliar a Conectividade nas Escolas: Fornecer internet banda larga e modernizar os recursos tecnológicos
- -Revitalização de Prédios Escolares: Envolver a comunidade escolar na manutenção e cuidado das instalações
- -Avaliação da Oferta de Unidades Escolares: Planejar a ampliação, construção ou remanejamento de espaços ou vagas conforme a demanda
- -Buscar parcerias para ampliar as vagas dos cursos disponíveis e melhorar infraestrutura e ferramentas na Escola Municipal de Ciências Aeronáuticas (EMCA), e na Escola Maestro Fêgo Camargo. Analisar novas oportunidades de formação dentro dos segmentos, que tem um alto nível de empregabilidade e/ou alta demanda no mercado de trabalho