Sérgio Victor (Novo) foi eleito prefeito de Taubaté e irá comandar a cidade por quatro anos, de 2025 a 2028.
No segundo turno, disputado no domingo (27), Sérgio teve 97.450 votos (61,98% dos válidos), e Ortiz Junior (Republicanos) recebeu 59.768 votos (38,02% dos válidos).
Confira abaixo as promessas feitas por Sérgio na campanha eleitoral desse ano, divididas por áreas.
Saúde.
- -Ampliar a Estratégia de Saúde da Família: Expandir as equipes para aumentar a cobertura da atenção primária, seguindo os princípios de prevenção do SUS
- -Fortalecer Programas do SUS: Implementar ou aprimorar programas como o Programa Saúde na Escola e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) entre outros
- -Estimular Parcerias: Aumentar o número de leitos para cirurgias de média complexidade por meio de parcerias com organizações públicas e privadas
- -Policlínica Ampliada: Aumentar a capacidade de atendimento no modelo Policlínica
- -Hospital Municipal Universitário de Taubaté: Garantir gestão eficiente e atendimento a população através de bom relacionamento, monitoramento e fiscalização adequados
- -Reduzir Filas de Espera: Longas filas para exames e consultas, que podem agravar o estado de saúde dos pacientes e aumentar os custos do tratamento
- -Implantar Tecnologia (SUS Digital): Implementar prontuário eletrônico (PEC) em todas as unidades pertinentes, agendamento de consultas e exames e entrega de resultados via aplicativo e estudar viabilidade de implementação de telemedicina e teleconsultas
- -Agilizar Atendimentos: Reduzir o tempo de espera para exames e cirurgias eletivas através do aprimoramento tecnológico da jornada do paciente, ampliação de convênios com outros hospitais
- -Mutirão de Consultas, Exames e Cirurgias: Realizar mutirões para reduzir as filas
- -Gestão de Estoques: Implementar tecnologia para gestão eficiente de estoques e distribuição ágil e transparente
- -Atendimento Psiquiátrico Local: Implementar o atendimento psiquiátrico público de curta permanência em parceria com os governos federal, estadual e a iniciativa privada
- -Propiciar atendimento especializado para pacientes neurodivergentes: O atendimento integral é essencial para o desenvolvimento adequado da pessoa com alguma neurodivergência de forma possibilitar o convívio social e o desenvolvimento psicomotor
- -Criar Equipe de Monitoramento: Equipe de gestão, planejamento e monitoramento da saúde e auditoria dos respectivos contratos
- -Integração de Secretarias: Promover ações preventivas integradas entre as secretarias de Saúde, Educação, Esporte e Cultura
- -Capacitação e Reconhecimento: Capacitar e valorizar os profissionais de saúde, firmando parcerias com entidades educacionais para formação contínua
- -Hospitais Privados: Realizar esforços para atração e ampliação da rede privada de saúde no município
Educação.
- -Efetivação do Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI): Implementar políticas e programas específicos para o desenvolvimento infantil
- -Zerar a Fila de Espera por Vagas em Creches: Ampliar a oferta de vagas por meio de parcerias com a iniciativa privada
- -Monitoramento da Frequência Escolar: Identificar e apoiar crianças com frequência irregular através de ações articuladas com o EADE
- -Reforçar o Convênio com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE): Garantir alimentação de qualidade nas escolas
- -Fortalecer Associações de Pais e Mestres, Conselhos Escolares e Grêmios Estudantis: Promover a participação democrática nas decisões escolares
- -Atualizar e Fortalecer o Regimento Escolar: Incluir Conselho Gestor para normativas e medidas disciplinares
- -Fortalecer Parcerias com Programas Governamentais: Integrar novas opções de aprendizagem com outras secretarias e o setor privado – como o modelo de Escola Cívico Militar
- -Alfabetização Idade Certa: Definir metas claras para cada etapa da educação básica para garantir alfabetização dos alunos, segundo a Política Nacional de Alfabetização, com formação continuada de professores alfabetizadores e adoção de melhores práticas comprovadas
- -Reestruturar Escolas em Período Integral: Focar em regiões de maior necessidade, oferecendo ensino integral em turno único
- -Programa Decolar: identificar e impulsionar alunos com altas capacidades/superdotados com atividades complementares focadas em áreas como criatividade, ciência e comunicação
- -Fortalecer o Centro de Formação de Professores: Implementar programas de formação continuada
- -Garantir que a escolha dos cargos de gestão das unidades escolares seja técnica e transparente: Criar Critérios Técnicos no Processo Seletivo, monitorar e valorizar o desempenho profissional
- -Implementar Programa de Combate ao Absenteísmo: Promover práticas de autocuidado e apoio psicológico
- -Brigada da Tecnologia: Desenvolver a consciência digital na cultura organizacional e pedagógica
- -Sistema Digital para Matrículas: Facilitar o processo de matrícula online
- -Criação de uma plataforma de monitoramento e avaliação da educação básica para aproximar gestores, professores e estudantes na mitigação das defasagens de aprendizagens, a partir das análises dos resultados das avaliações
- -Ampliar a Conectividade nas Escolas: Fornecer internet banda larga e modernizar os recursos tecnológicos
- -Revitalização de Prédios Escolares: Envolver a comunidade escolar na manutenção e cuidado das instalações
- -Avaliação da Oferta de Unidades Escolares: Planejar a ampliação, construção ou remanejamento de espaços ou vagas conforme a demanda
- -Buscar parcerias para ampliar as vagas dos cursos disponíveis e melhorar infraestrutura e ferramentas na Escola Municipal de Ciências Aeronáuticas (EMCA), e na Escola Maestro Fêgo Camargo. Analisar novas oportunidades de formação dentro dos segmentos, que tem um alto nível de empregabilidade e/ou alta demanda no mercado de trabalho
Segurança.
- -Atividade Delegada: Ampliar e manter a atividade delegada para aumentar a presença policial nas ruas, com foco em rondas escolares, locais de grande fluxo de pessoas e áreas rurais
- -Guarda Civil Municipal (GCM): Complementar e valorizar o efetivo da GCM, modernizando equipamentos e renovando a frota de viaturas e motocicletas
- -Integração com a Polícia Civil e Polícia Militar: Fomentar maior integração e compartilhamento de tecnologias, como imagens do Centro de Gestão Integrada (CGI), treinamentos e troca de experiências
- -Gabinete de Gestão Integrada da Segurança (GGIS): Criar o GGIS para coordenar as ações das forças de segurança e monitorar objetivos
- -Reengenharia do CGI: Maximizar as potencialidades do CGI, integrando dados de várias secretarias e órgãos de segurança
- -Portão de Segurança: Ampliar a instalação de câmeras de vigilância nas entradas e saídas do município, com identificadores de placas e inteligência
- -Parcerias para compartilhamento de imagens de câmeras privadas com o sistema de segurança pública
- -Integração com o sistema de foragidos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e convênios com outras instituições como a Polícia Militar e Civil, terminais de ônibus, unidades de saúde para encontrar pessoas desaparecidas, usando o banco de dados da própria prefeitura, e para identificar locais que precisam de zeladoria urbana
- -Segurança nas Escolas: criar um grupo com integrantes das forças de segurança, professores e assistentes sociais para análise de casos de risco
- -Ampliar Compartilhamento de Espaços Públicos: Facilitar o uso de escolas e Centros de Educação Infantil por entidades não governamentais e clubes de serviço
- -Conselho de Segurança (Conseg): Apoiar e integrar o Conseg com outros conselhos e associações de bairros
- -Treinamento Conjunto: Realizar treinamentos conjuntos entre a GCM, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil para enfrentar situações de anormalidade
- -Apoio à Defesa Civil: Ampliar a capacidade de previsão de eventos climáticos e implementar programas de prevenção nas escolas
- -Melhoria na Iluminação Pública e Zeladoria Urbana: Investir na eficiência da iluminação pública e manutenção de áreas urbanas
- -Programa Praça Viva: Revitalizar e estimular o uso das praças com eventos culturais e facilitação para instalação de feiras e pequenos comerciantes
Emprego.
- -Menos burocracia, mais negócios: Aderir o FacilitaSP Municípios, programa do governo do Estado de São Paulo criado com base nas Leis de Liberdade Econômica e Código de Defesa do Empreendedor (criada pelos então deputados Sérgio Victor e Ricardo Mellão – Novo) que visa simplificar processos e procedimentos de licenciamento, Modernizar regulamentações e atos públicos e integrar serviços digitais de registro e licenciamento por meio do Portal Integrador Estadual Facilita SP
- -Mutirão da desburocratização: Realizar o Simplifica Taubaté, um mutirão de desburocratização, em ação conjunta da Prefeitura com a Câmara de Vereadores para simplificar a vida do cidadão e empreendedor
- -Qualificação para o mercado de trabalho: Implementar o Programa Trilhas do Futuro, que oferece cursos técnicos e profissionalizantes baseadas no levantamento das demandas de mão de obra das empresas locais visando maior empregabilidade. Cursos realizados pelas escolas de trabalho ou em parceria com a iniciativa privada
- -Distrito Industrial: Melhorar Infraestrutura de saneamento e vias de acesso do Distrito do Una
- -Mais tecnologia, mais facilidade: Implantação de plataforma de geoprocessamento para suporte a implantação de empreendimentos imobiliários e emissão de certidões. Realizar uma transformação digital na prefeitura como um todo
- -Mais transparência e agilidade, mais negócios: Melhorar o processo de cessão de uso dos terrenos da prefeitura para empresas se instalarem na cidade
- -Realizar estudos de viabilidade econômica e vocacional para concessão de equipamentos públicos visando: modernização e melhorias na prestação de serviço a população; Atrair empresas e geração de emprego; Revitalizar espaços e equipamentos públicos (Mercado Municipal, Shopping Popular, Teatro Metrópole, Parque Vale do Itaim, Mercatau, Parque Municipal Cesar Varejão/Jardim das Nações, Parque Monteiro Lobato, Horto Municipal, Museus, Patrimônio Histórico subutilizados, terrenos da prefeitura, entre outros)
- -Taubaté empreendedora: Criar o Programa Cidade empreendedora visando convergir as políticas de desenvolvimento previstas na Lei Geral da Micro Pequena Empresa (MPE) nos eixos: atores do desenvolvimento; desburocratização; Sala do Empreendedor; compras governamentais; educação empreendedora; mapeamento de oportunidades; gestão estratégica orientada para resultados e plano de desenvolvimento econômico; entre outros
- -Microcrédito: Ampliar a unidade do Banco do Povo Paulista monitorando as metas e entregas dos operadores de créditos com o objetivo de fazer chegar os recursos aos empreendedores que mais necessitam
- -Atração de empresas de base tecnológica: Melhorar a legislação para empresas de base tecnológica (em especial GovTechs – empresas que fornecem soluções para problemas públicos) e fomentar formação e qualificação de mão de obra para programação, desenvolvimento de software, inteligência artificial, robótica, gaming, machine learning, entre outros
- -Centro da cidade: Em conjunto com a sociedade, ressignificar e requalificar o centro da cidade. Repensar a vocação e como melhorar a experiência do taubateano para que se sinta seguro e volte a consumir no centro. Criar políticas de atração para novos negócios no centro da cidade, para dar a ele novo significado como ambiente público
- -Revisão do Plano diretor de turismo para redefinir ações prioritárias junto ao Comtur, órgãos e entidades ligados ao turismo
- -Fomentar parceria com iniciativa privada e/ou associações para criar tecnologia capaz de melhorar experiências digitais no turismo e divulgação do calendário de atividades
- -Valorizar os ativos culturais e históricos do município, através de políticas públicas de incentivo a economia criativa, visando ampliar a oferta de equipamentos públicos turísticos e atrativos de qualidade aos visitantes
- -Posicionar efetivamente Taubaté como “hub do turismo regional”, integrando ações com as cidades vizinhas (Serra da Mantiqueira, Litoral Norte, Circuito da Fé e Vale Histórico)
- -Investir nas vocações de Taubaté, fortalecendo a marca da cidade (Place Branding)
- -Estimular o empreendedorismo e o fortalecimento do trade turístico, principalmente nos segmentos que a cidade já possui vocação, através da desburocratização e simplificação dos processos públicos relacionados à atividade
- -Fomentar segmentos turísticos de acordo com nossas vocações: turismo cultural, gastronômico, rural, religioso e histórico
- -Dar a devida importância ao Turismo rural, através do investimento na infraestrutura, como estradas para melhorar o acesso aos pontos de maior interesse e revitalizar as sinalizações
- -Apoio aos produtores artesanais para formalização dos seus produtos e para se tornarem pontos de interesse turísticos
- -Estabelecer um calendário de eventos turísticos estratégicos, onde sejam incluídos todos os eventos que acontecem na cidade e que sejam geradores de fluxo turístico, sejam eles públicos ou privados, com a utilização de plataforma única acessível à população e divulgada em meio físico e digital aos visitantes
- -Fomentar a criação dos circuitos turísticos temáticos para promover uma maior estadia do visitante na cidade e mostrar os pontos de interesse por segmento (circuito religioso, rota gastronômica, rota rural, rota histórica com museus e locais de interesse, etc)
- -Promover o cicloturismo e de caminhada através de implementação e sinalização das rotas e circuitos turísticos para a prática segura da atividade, utilizando a inovação e a tecnologia como base
- -Fortalecer as escolas de cursos profissionalizantes, com ênfase no desenvolvimento da mão de obra capacitada em turismo e serviços para fortalecer o trade turístico local
Assistência Social.
- -Grupo Gestor Multidisciplinar: Criar um grupo com integrantes das secretarias competentes e organizações sociais para atendimento personalizado a pessoas em situação de rua
- -Serviço Especial de Abordagem Social: Ampliar equipes e horários de atuação para mitigar questões relacionadas a pessoas em situação de rua
- -Integração Intermunicipal: Atuar em conjunto com municípios da região para solucionar casos intermunicipais
- -Melhoria de Abrigos e Centros de Apoio: Investir nas condições dos abrigos e centros de apoio à população carente
- -Vizinhança dos Abrigos e Centro de Apoio: Atualizar estratégia de acolhimento e regras de conduta para reduzir o impacto dessa população no entorno
- -Capacitação de Servidores: Capacitar todos os servidores responsáveis pelo atendimento a pessoas em situação de rua
- -Integração das ações: Integrar as ações da prefeitura em conjunto com as entidades do terceiro setor e religiosas
- -Centro de Inclusão Social: Fortalecer um centro dedicado à inclusão social, oferecendo acesso integrado à educação, saúde e lazer
- -Educação: Garantir a inclusão escolar com suporte especializado, materiais didáticos adaptados e tecnologias assistivas
- -Saúde: Proporcionar atendimento médico especializado, fisioterapia, terapia ocupacional e acompanhamento psicológico
- -Lazer: Desenvolver programas de lazer inclusivo, com atividades culturais, esportivas e recreativas adaptadas
- -Capacitação: Oferecer cursos de qualificação e capacitação profissional adaptados às necessidades das PCD ou pessoas neurodivergentes, com parcerias entre instituições de ensino e organizações não-governamentais
- -Campanhas: Realizar campanhas de conscientização sobre os direitos das PCD ou neurodivergentes e a importância da inclusão social e profissional
- -Treinamentos: Oferecer treinamentos para empregadores e colegas de trabalho sobre como incluir e apoiar PCD ou pessoas neurodivergentes no ambiente de trabalho com parcerias entre instituições de ensino e organizações não-governamentais
- -Empregabilidade: Promover a inclusão no mercado de trabalho através de parcerias com o setor privado, incentivando a contratação de PCD ou pessoas neurodivergentes
- -Infraestrutura: Melhorar continuamente a infraestrutura da cidade, incluindo transportes públicos, edifícios e espaços públicos, seja acessível para PCD
- -Tecnologia Assistiva: Investir em tecnologias assistivas que facilitem a mobilidade e a comunicação das PCDs
- -Ampliar centros de convivência e acesso a serviços culturais, esportivos e de lazer a população idosa ativa nos equipamentos públicos e em parceria com iniciativa privada garantindo envelhecimento saudável e prevenindo situações de risco pessoal e social
- -Realizar estudo de demanda e viabilidade para ampliar serviços para os idosos com dependência: serviços em domicílio, vagas do centro dia, e serviços de cuidados como o da Casa São Francisco do Idoso
- -Oferecer atendimento às famílias que estejam em vulnerabilidade, visando sua autonomia e garantindo a prevenção de riscos sociais e pessoais
- -Promover programas de desenvolvimento humano como ferramenta de fortalecimento de vínculos familiares e sociais, prevenindo rupturas de laços e garantindo o desenvolvimento de potencialidades dos indivíduos e suas famílias
- -Promover o acompanhamento das famílias para garantir que crianças e adolescentes tenham capacitação para o empreendedorismo e/ou qualificação profissional
- -Promover o Empreendedorismo com integração a programas do Sebrae e de instituições privadas
- -Revisão do cadastro social, com mapeamento de perfis para melhor oferta de serviços a população carente
- -Força para entidades. Disponibilizar equipe técnica para apoiar as instituições privadas de assistência social visando a melhoria do serviço com custo reduzido
- -Apoiar e fortalecer os CRAS e CREAS para que as oportunidades cheguem em quem precisa e para reduzir o tempo de atendimento e aumentar sua eficiência
- -Coworking social. Estimular a criação de um coworking de ações sociais, integrando necessidades da sociedade com os empreendedores sociais
Administração/Planejamento.
- -Fusão de secretarias. A Secretaria de Planejamento deverá também responder pelas ações de Mobilidade e Meio Ambiente, culminando em uma única Secretaria de Planejamento Estratégico. Com isso, deveremos aumentar a eficiência da pasta e diminuir o custo da máquina, entre outras coisas
- -Revisão do Plano Diretor. O Plano Diretor precisa ser claro e objetivo. Deve ser de fácil compreensão por parte da população. Deve mostrar claramente que cidade queremos para as futuras gerações e quais são as estratégias para tal. Defendemos uma cidade compacta com baixo deslocamento e dotada de comércio, serviços e todos os equipamentos (creches, escolas, postos de saúde, serviços públicos, etc.) localizados de tal forma que possam facilitar a vida das pessoas. O Plano Diretor deverá criar uma metodologia específica para a implantação de novos equipamentos. Realizar um mapeamento de bairros, para orientar estudos com a finalidade de segmentação da lei de uso e de ocupação do solo. Deixando o plano mais dinâmico e o uso do solo mais fácil de se adaptar a evolução
- -Aprovação de projetos: a aprovação de projetos deve ser rápida e eficiente. A construção civil movimenta uma cadeia econômica significativa e isto não pode ser ignorado
- -Sistema de abairramento: o atual Plano Diretor acabou com o conceito de abairramento implicando em uma desorganização espacial da cidade. Os bairros precisam ser bem definidos para que a administração possa planejar estratégias que orientem ações específicas. Cada bairro deve possuir sua identidade. O conceito de sustentabilidade deverá nortear o planejamento dos bairros
- -Patrimônio histórico: Identificar e valorizar o patrimônio histórico de nossa cidade utilizando tecnologia avançada para que a população conheça sua história e respeite o patrimônio existente. A utilização de QR Code é um bom exemplo para identificação
- -Dialogar com o mercado: As ações de planejamento deverão abrir canais de diálogo com o mercado objetivando ampliar e melhorar as relações. Dialogar com o mercado representa ampliar as possibilidades de investimentos
- -Ampliar o número de feiras livres na cidade: Desta forma estaremos facilitando a comercialização de produtos locais e criando práticas para pequenos deslocamentos. Deverão ocorrer, preferencialmente, nas praças dos bairros
- -Cultura do planejamento: Implantar nas escolas a cultura do planejamento para que as futuras gerações conheçam a cidade e assim respeitem sua história e participem das decisões sobre os rumos que pretendem tomar
- -Criar banco de dados online: Para que toda população tenha acesso às informações que necessitam. Mapear toda infraestrutura, equipamentos, edifícios públicos, preço da terra, áreas de risco e tantas outras atividades de interesse estratégico da população
- -Sala do profissional: A Secretaria de Planejamento deverá disponibilizar um espaço para os profissionais de arquitetura e engenharia com o objetivo de facilitar a relação institucional. Deverá possuir infraestrutura necessária ao atendimento das demandas
- -Acabar com o excesso de legislação: Hoje existe muita lei desnecessária e improdutiva. Criaremos mecanismos para diminuir a legislação e facilitar as ações
- -Novas práticas de planejamento sustentável: Estamos no século XXI e muitas ações da prefeitura estão no século passado. É necessária a implantação de novas práticas e visão estratégica. Respeitar a propriedade privada, eliminar a burocracia, facilitar as ações e respeitar a vontade da população. As pessoas deverão participar ativamente do processo de planejamento sustentável, criando assim vínculos de responsabilidade
- -Desenho urbano sustentável: Ampliar calçadas, plantar árvores, analisar a possibilidade de substituir o asfalto pelo pavimento intertravado, melhorar as condições de acessibilidade, utilizar novos materiais e tecnologia, sugerindo ações ou implantação de sistemas mais evoluídos de contribuição a permeabilidade do solo
- -Realizar estudos para avaliar melhor quais são as legislações que podem ser modernizadas, dinamizando e desburocratizando obras públicas e privadas
- -Combate a enchentes: Buscar recursos para realizar as obras de combate a enchentes seguindo as orientações apresentadas pelo plano de macrodrenagem
- -Acesso à Informação: Governança eficaz garante que informações sobre políticas, decisões e gastos públicos sejam transparentes e acessíveis aos cidadãos. Tornar o Portal da Transparência de fácil acesso e entendimento pelo cidadão
- -Combate à Corrupção: Transparência e accountability ajudam a prevenir práticas corruptas, promovendo um ambiente de integridade
- -Revisar os contratos existentes, simplificando, repactuando, incluindo indicadores de desempenho para melhorar o serviço ao cidadão
- -Realizar uma auditoria independente para apresentar a real situação financeira da prefeitura de Taubaté
- -Eliminar o excesso de cargos comissionados de indicação política e priorizar servidores de carreira
- -Dar mais eficiência a administração pública, colocando as pessoas certas no lugar certo priorizando pessoas técnicas e concentrando esforços nos serviços essenciais para a população
- -Implantar um plano de carreira que valorize os bons servidores e priorizá-los nos cargos de direção
- -Melhorar a eficiência da gestão da Prefeitura, colocando Taubaté entre as cidades com os melhores Índices de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M)
- -Engajamento da Comunidade: Encoraja a participação ativa dos cidadãos no processo de tomada de decisão, aumentando a legitimidade das políticas públicas
- -Responsividade: Assegura que a administração pública esteja atenta às demandas e sugestões da população, ajustando políticas e serviços conforme necessário
- -Prestação de Contas: Estabelecer mecanismos de accountability, realizando prestação de contas para que haja controle, responsabilidade, transparência e fiscalização dos atos públicos
- -Avaliação de Desempenho: Permite a avaliação contínua dos serviços públicos e programas, garantindo que eles atendam aos objetivos estabelecidos e promovam melhorias contínuas
- -Planejamento de Longo Prazo: Boa governança promove o planejamento estratégico de longo prazo, assegurando a sustentabilidade das políticas públicas e dos serviços oferecidos
- -Gestão Ambiental e Social: Integra práticas sustentáveis, considerando os impactos ambientais e sociais das ações governamentais
- -Acesso Igualitário: Garante que todos os cidadãos tenham acesso igualitário aos serviços públicos, independentemente de sua condição socioeconômica
- -Políticas Inclusivas: Desenvolve políticas que promovem a inclusão social, reduzindo desigualdades e beneficiando todos os segmentos da população
- -Legitimidade e Confiança: Boa governança aumenta a confiança da população nas instituições públicas, fortalecendo a legitimidade do governo
- -Estabilidade Social: Contribui para a estabilidade social e política ao promover um ambiente de confiança e colaboração entre o governo e os cidadãos
- -Planejamento Participativo: Envolver a comunidade no planejamento de projetos locais, como a construção de parques, escolas ou hospitais, assegurando que as necessidades reais da população sejam atendidas
- -Transparência Fiscal: Publicar regularmente relatórios financeiros e orçamentários, permitindo que os cidadãos acompanhem e fiscalizem os gastos públicos
- -Auditorias: Realizar auditorias internas e independentes regulares para garantir a melhoria dos processos e a probidade dos atos públicos
- -Recuperação do IPMT: Implementar medidas para recuperar financeiramente o Instituto de Previdência do Município (IPMT), garantindo a segurança e o bem-estar dos servidores municipais aposentados
- -Fábrica de Projetos. Estabelecer um espaço com corpo técnico voltado para desenvolver, receber, orientar, facilitar e buscar recursos públicos e privados, estaduais, federais, internacionais e de leis de incentivo para viabilizar projetos inovadores
Mobilidade Urbana.
- -Plano de Mobilidade Urbana: Reduzir a necessidade de deslocamento do cidadão, através da promoção de negócios em outras áreas da cidade, promovendo os micros centros em cada bairro, elaborando em consonância com o Plano Diretor e apresentar Diretrizes de curto, médio e longo prazos. A apresentação do plano precisa ser elaborada através de mapas de demonstrem claramente as intervenções propostas para que haja uma boa compreensão da população
- -Auditoria no sistema de transporte: É mais que necessário fazer uma auditoria no sistema de transporte público da cidade. O número de passageiros transportados reflete diretamente no custo da tarifa e a prefeitura precisa saber qual é a realidade dos números. A fiscalização do sistema deve ser em tempo real para que haja uma leitura clara de sua eficiência. O cumprimento dos horários e itinerários deve atender às necessidades da população e, portanto, a prefeitura deverá cobrar da concessionária o compartilhamento das ações em tempo real
- -Pesquisa de origem e destino: Que possibilitará a real compreensão dos deslocamentos feitos na cidade. Os dados da pesquisa deverão nortear a proposta de um novo sistema de transporte público mais eficiente e dinâmico. O objetivo é melhorar os itinerários, linhas e horários que atualmente estão defasados
- -Criação de micro estações nos bairros: Para proporcionar conforto aos usuários, motoristas e cobradores. As estações deverão ser dotadas de espaços que possam abrigar os usuários e que apresentem instalações sanitárias para os funcionários da empresa de transporte
- -Indústria das multas: Auditar o contrato que prevê a instalação de radares na cidade e estabelecer metodologia objetiva para a localização e velocidade das vias. A prefeitura deverá criar corpo técnico específico para ações de Engenharia de Tráfego e dar publicidade às estatísticas de acidentes de trânsito periodicamente, culminando com ações programáticas e projetos que possam diminuir o número de acidentes
- -Melhoria da infraestrutura viária: Através da manutenção periódica da pavimentação, sinalização, melhoria das calçadas e iluminação pública. Uma boa sinalização de trânsito ajuda a diminuir o número de acidentes e aumenta a segurança nos deslocamentos. A adoção de um Plano de Orientação de Tráfego eficiente possibilitará a criação de novas alternativas de circulação e, consequentemente, uma melhor utilização do sistema viário. A utilização de pavimentos ecológicos deverá ser prioridade
- -Hierarquização do sistema viário: Para cada rua, uma classificação específica. O Plano de Mobilidade Urbana deverá estabelecer, em conjunto com o Plano Diretor, uma hierarquia viária com o objetivo de estabelecer parâmetros técnicos para a implantação de projetos de edificação e a priorização do sistema de transporte público. Precisa ficar muito claro qual o objetivo da via pública e os limites de velocidade a serem definidos
- -Avaliar novo sistema de Linha Direta (terminal a terminal) com revisão de tarifa
- -Integrar ônibus e bicicletas, implantando bicicletários seguros nos terminais de ônibus, bem como estudar a possibilidade de reservar um espaço para a bicicleta dentro do ônibus
- -Implantar sistema de localização em tempo real do ônibus, facilitando a programação dos usuários
- -Adote um ponto: Criar a campanha Adote um Ponto, programa de melhoria à qualidade, segurança e conforto dos terminais e abrigos de ônibus, em parceria com iniciativa privada, com implantação gradativa
- -Atacar os grandes gargalos de mobilidade, com testes rápidos para avaliar a efetividade das ações, revertendo as mudanças que não funcionarem
- -Buscar soluções efetivas para melhoria do fluxo de veículos sem comprometer a segurança dos pedestres, promovendo ações constantes de reeducação do trânsito
- -Cobrar da ANTT e da concessionária a conclusão das marginais da BR-116 na região de Taubaté, a fim de otimizar o fluxo e permitir também o uso para transporte público
- -Implantar sistema inteligentes de semáforos nas ruas com maior concentração deve veículos
- -Com o intuito de incentivar circulação de pessoas, estudantes, carros, caminhões, ônibus, turismo rural, negócios (leite, agricultura, pecuária), educação e saúde, apresentar um plano de melhorias e conservação da Infraestrutura rural que estabeleça: manutenção periódica, com equipe de conserveiros, para roçada, limpeza dos sistemas de drenagem longitudinal e transversal para evitar entupimentos das galerias; reposição e manutenção periódica da sinalização horizontal e vertical ao longo das estradas; manutenção e aumento da iluminação pública ao longo das Estradas rurais principalmente nos pontos de interseção entre estradas, pontos de ônibus, regiões com residências, área de comércio e convívio social; plano de rápida resposta em casos de emergências
Habitação.
- -Levantamento de Dados: Realizar um diagnóstico detalhado do déficit habitacional na cidade, identificando as áreas de maior necessidade, o perfil socioeconômico das famílias afetadas e as condições de moradia existentes
- -Mapeamento das Áreas de Interesse Social: Identificar terrenos públicos e privados disponíveis para desenvolvimento habitacional, priorizando áreas com infraestrutura urbana
- -Ampliar a participação da cidade nos programas governamentais de habitação buscando parcerias com o governo federal e estadual para aumentar a oferta de habitações sociais para famílias de baixa renda
- -Incentivo à Construção de Habitações Populares: Estimular a participação de construtoras e incorporadoras em projetos de habitação popular por meio de simplificação de processos burocráticos
- -Regularização de Loteamentos Irregulares: Acelerar a regularização fundiária de loteamentos irregulares, garantindo segurança jurídica para os moradores e possibilitando investimentos em infraestrutura
- -Expansão do Programa de Aluguel Social: Melhorar o tempo de resposta e ampliar o aluguel social para atender famílias em situações emergenciais, como vítimas de desastres naturais ou desocupações, garantindo moradia temporária digna enquanto soluções permanentes são buscadas
- -Doação de Material de Construção: Fortalecer o programa de doação de materiais de construção para famílias de baixa renda que necessitam de apoio para ampliar ou melhorar suas moradias
- -Fomentar a aprovação de Lei Municipal que possibilite a doação de terrenos públicos, bem como de planta social à população que tem possibilidade de construção da casa própria
- -Dar mais transparência ao plano de habitação, cadastro habitacional e entrega de moradia popular
- -Captação de Recursos: Buscar financiamento junto a instituições nacionais e internacionais, além de explorar mecanismos de captação via fundos habitacionais e urbanísticos
Esportes/Lazer.
- -Revisar a Lei de Incentivo Fiscal ao Esporte: Simplificar a captação de recursos junto a iniciativa privada
- -Divulgação de calendário esportivo municipal
- -Políticas Públicas Esportivas: Executar políticas que priorizem o esporte na iniciação e formação esportiva
- -Profissionais e estrutura adequada: Dispor de profissionais qualificados e locais modernos e seguros para a prática esportiva
- -Monitoramento e Avaliação: Realizar a avaliação contínua das ações, programas e projetos da Secretaria de Esportes
- -Centros de Treinamento: Modernizar e equipar. Aprimorar centros municipais de treinamento das modalidades esportivas com serviços de especialização esportiva
- -Esporte nas Comunidades: Fomentar programas esportivos, integrando quadras, campos e salões comunitários e espaços de parceiros da secretaria
- -EAFI: Modernização das instalações atuais, garantindo, segurança e qualidade aos alunos, professores, coordenadores, ampliando o projeto para a oferta de mais vagas e revelação de novos talentos nas modalidades propostas para atingir mais alunos e dar mais oportunidade para novos talentos
- -Parcerias com o Terceiro Setor: Colaborar com ONGs e outras organizações para disponibilizar suas instalações na oferta de projetos esportivos e programas esportivos municipais. Firmar termos de colaboração, fomento e cooperação com entidades para que nos ajudem na expansão dos nossos programas
- -Treinamento e Competições: Promover treinamentos e campeonatos de e-Sports nas escolas e comunidades
- -Inclusão Social: Fomentar a prática de e-Sports como meio de inclusão para todas as idades
- -Programas Esportivos para PcD: Desenvolver iniciativas específicas para pessoas com deficiência
- -Parcerias e Capacitação: Trabalhar junto à Secretaria de Assistência Social e o terceiro setor para massificar a prática esportiva, inserindo o deficiente através do esporte
- -Estruturas modernas e adequadas para capacitar atletas paraolímpicos e fomentar a inclusão
- -Melhorar o atual modelo das equipes de competição da municipalidade
- -Buscar parcerias que possam somar verbas advindas da lei de incentivo ao esporte
- -Oportunizar nas equipes de alto rendimento, atletas da base como meio de incentivar a formação e consequente surgimento de novos talentos
- -Promover a participação nos jogos promovidos pelo Governo Estadual – Jogos Regionais, Jogos Abertos do Interior, Jogos da Juventude, JOMI, Copas promovidos pelo estado
- -Criar festivais e circuitos esportivos entre as comunidades, integrando a população, melhorando assim a autoestima e motivação para a prática esportiva
- -Pela importância e a participação das comunidades de bairro, sabemos que o futebol deve ser olhado como uma modalidade que transborda a atividade esportiva. O futebol faz parte da cultura taubateana, aos finais de semana quando se reúnem famílias para acompanhar os jogos que movimentam a população local
- -Incentivar a criação de escolinhas de futebol nos campos em parcerias com entidades sociais locais
- -Olimpíada Taubateana de Todas as Idades
- -Jogos Estudantis do Ensino Fundamental e do Ensino Médio
- -Troféu Zildo Bueno de Atletismo
- -Aperfeiçoar a organização das corridas de rua com a introdução – Correndo nos Bairros e Correndo na Roça
- -Incentivar os passeios ciclísticos na municipalidade
- -Incentivar as competições de Rua – Street Sports (basquete 3x3, Skate, Dança de Rua)
- -Torneio de Dança juntamente com a Secretaria de Cultura
- -Parques e áreas verdes: ampliar as áreas de lazer para a população com a implantação de novos parques e áreas verdes, além de implantar projetos de arborização urbana
Meio Ambiente/Causa Animal.
- -Ampliar a coleta seletiva
- -Fortalecer as cooperativas de catadores, oferecendo suporte técnico
- -Desenvolver programas educativos sobre a importância da reciclagem e separação do lixo, incluindo campanhas nas escolas municipais
- -Implementar ações de comunicação para incentivar a população a separar melhor os recicláveis
- -Expandir o número de Pontos de Entrega Voluntária (PEV)
- -Aumentar a fiscalização de descartes clandestinos de resíduos de construção civil
- -Adequar a legislação para permissão da utilização de agregados reciclados em obras públicas
- -Ampliar o projeto de hortas comunitárias, incentivando a agricultura urbana e a sustentabilidade alimentar
- -Desenvolver ações de capacitação, profissionalização, retenção e formação de agricultores
- -Criar um programa de proteção das nascentes, envolvendo crianças e empresas privadas, e promovendo ações como o programa "Adote uma Árvore"
- -Controlar a população de animais com a realização de campanhas regulares de adoção e castração
- -Ampliar o atendimento veterinário no município com a realização de convênio com o Hospital veterinário da Unitau, clínicas privadas e clínica pública
- -Apoiar as ONGs municipais que trabalham com a adoção de animais
- -Universalização do Saneamento: Garantir que todos os habitantes tenham acesso a serviços de água e esgoto de qualidade
Cultura.
- -Valorização Histórica e Cultural/Taubaté Capital da Literatura Infantil: Estimular ações e eventos que valorizem Taubaté como a Capital da Literatura Infantil, tornando-a um polo de turismo para escolas
- -Ambientes Culturais: Promover ações culturais em parcerias para a realização de feiras gastronômicas, atividades recreativas, feiras de artesanato e apresentações culturais
- -Espaços Subutilizados: Conceder a iniciativa privada a gestão de espaços culturais que possam ser mais bem aproveitados
- -Fortalecer e divulgar os “Roteiros Culturais” com programação anual
- -Realizar a aproximação das escolas municipais com centros de formação em artes
- -Fortalecer e aprimorar a formação Artística: Oferecer formação prática e teórica em artes visuais, teatro, música e balé, promovendo a inserção dos alunos no mercado de trabalho artístico
- -Descentralização e Inclusão Cultural: implementar Projetos Comunitários promovendo eventos e cursos nos bairros para alcançar uma maior parcela da comunidade
- -Estabelecer a parceria entre as secretarias de Educação, Cultura e Esportes para promover aos finais de semana e no período de férias escolares a abertura das quadras das escolas municipais e estaduais criando o espaço “Escola Viva” com atividades artísticas, culturais nos bairros principalmente da periferia
- -Apoiar os “fazedores de cultura” da cidade reduzindo a burocracia para uso dos espaços públicos/realização de eventos culturais, ajudando na profissionalização e captação de recursos
- -Blocos Tradicionais e Festas populares: Incentivar o resgate dos blocos e festas tradicionais da cidade que reforçam a nossa identidade
- -Parcerias e Festivais: Fomentar a captação de recursos e celebrar parcerias para transformar espaços subutilizados em centros culturais para a realização de festivais
- -Credenciamento de artistas: Publicar chamamento público para o credenciamento de artistas da cidade, das mais diversas categorias, para se apresentarem em espaços públicos e eventos da Prefeitura
- -Criar corredores artísticos e murais valorizando os artistas da cidade e criando mais pontos de interesse para turistas nos moldes do Beco do Batman de São Paulo (Hoje os pontos de ônibus da cidade estão se tornando murais temáticos e criando interesse na população sobre as artes)