CLIMA PREOCUPANTE

RMVale entra em alerta máximo da Defesa Civil para incêndios


| Tempo de leitura: 1 min
Reprodução
Trecho entre Guará e Cunha com mata tomada pelo fogo
Trecho entre Guará e Cunha com mata tomada pelo fogo

O Vale do Paraíba está em alerta máximo para o risco elevado de incêndios em vegetação. Por meio do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), a Defesa Civil do Estado de São Paulo renovou o alerta até a próxima terça-feira (10).

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp

De acordo com o Mapa de Risco, ferramenta tecnológica utilizada pela Defesa Civil para monitorar as condições climáticas, há uma preocupação crescente com as altas temperaturas e a baixa umidade do ar, fatores que aumentam significativamente o perigo de incêndios.

No Vale, a previsão indica uma temperatura máxima de 33ºC, enquanto a URA (Umidade Relativa do Ar) deve permanecer abaixo de 30%, índice que aumenta a vulnerabilidade a incêndios.

Essas condições climáticas tornam o solo e a vegetação mais secos, facilitando a propagação de chamas, seja por ação humana ou causas naturais.

Na Serra da Mantiqueira, a situação também é preocupante, com a temperatura máxima prevista de 27ºC e a URA igualmente abaixo dos 30%. Essas áreas montanhosas, embora mais frias, não estão imunes ao risco de queimadas, o que exige atenção redobrada das autoridades e da população local.

A Defesa Civil do Estado, em conjunto com órgãos municipais e equipes especializadas, informou que está intensificando o monitoramento das áreas mais propensas a incêndios e orientando a população sobre os riscos. Além disso, brigadas de incêndio estão em alerta para agir rapidamente em caso de focos de queimadas.

O alerta permanece em vigor até 10 de setembro, mas pode ser estendido caso as condições climáticas adversas persistam.

Comentários

Comentários