OFERTA DE ÁGUA

Sabesp vai construir em Ilhabela a primeira usina de dessalinização de água de São Paulo

Iniciativa inovadora visa ampliar em 22% a oferta de água tratada no município; usina vai captar água salgada e terá capacidade de processamento de até 30 litros por segundo

Por Da redação | 24/04/2024 | Tempo de leitura: 1 min
São José dos Campos

Reprodução

Ilhabela
Ilhabela

A Sabesp lançou licitação para construir a primeira usina de dessalinização de água do estado de São Paulo, que será feita em Ilhabela.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

Inovadora, a iniciativa visa fornecer a água potável para mais de 8.000 habitantes do município – aproximadamente um quarto da população –, ampliando a resiliência hídrica de todo o sistema de produção e distribuição de água. Atualmente, Ilhabela dispõe de dois sistemas tradicionais: Pombo e Água Branca.

A usina vai captar água salgada e terá capacidade de processamento de até 30 litros por segundo, permitindo à Sabesp aumentar em 22% a oferta de água tratada e atender os clientes da cidade mesmo na alta temporada, quando a população cresce de forma exponencial.

A dessalinização é uma tecnologia empregada em locais como Dubai, Israel e Califórnia, entrou outros. Conta com tecnologia avançada de osmose reversa, processo usado internacionalmente. A água dessalinizada será transportada para reservatório localizado na própria ETA (Estação de Tratamento de Água) Água Branca, onde será distribuída para consumo da população. Com a dessalinização, a Sabesp coloca Ilhabela como polo de inovação no saneamento.

O edital para a construção da usina de dessalinização em Ilhabela foi publicado na última sexta-feira (19). Interessados têm até 25 de junho para apresentar propostas. A previsão inicial é que a usina seja implantada em 2026.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

1 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Ivo
    24/04/2024
    Segundo o prefeito, Toninho Colucci (PL), a obra, custará R$ 60 milhões e, quando estiver pronta, em 18 meses, acrescentará 15 metros cúbicos de água por segundo ao sistema de abastecimento da ilha. O mesmo prefeito, disse que será preciso construir um novo reservatório, uma vez que os atuais estão defasados (Pombo e Água Branca) e não dão conta de atender, especialmente no verão, os turistas que aumentam a ocupação da ilha. Colucci acredita que deverá ser lançado outro edital cerca de três meses após a definição dos interessados no projeto de dessalinização - julho. Cabe lembrar que a Sabesp está em processo de privatização, seria bom conciliar agendas.