CLIMA QUENTE

Defesa Civil entra em alerta por onda de calor no Vale; temperatura pode chegar a 33ºC

Região poderá ter altas temperaturas de até 33ºC até o próximo dia 2 de maio, segundo a Defesa Civil do Estado, que entra em alerta contra incêndios florestais e acidentes

Por Da redação | 24/04/2024 | Tempo de leitura: 3 min
São José dos Campos

Divulgação / Defesa Civil

Mapa de risco de incêndio no estado de São Paulo
Mapa de risco de incêndio no estado de São Paulo

A Defesa Civil do Estado entrou em alerta em razão da chegada de uma onda de calor ao interior de São Paulo, que vai afetar o Vale do Paraíba. As temperaturas poderão chegar a 33ºC até a semana que vem, no dia 2 de maio.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

Segundo levantamento do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da Defesa Civil, as temperaturas devem ficar de 3º a 5º graus mais quentes nesses dias da onda de calor no Vale, condição atípica para a época do ano.

O risco é de a umidade relativa do ar ficar abaixo dos 30% e causar ou piorar problemas de saúde, especialmente os respiratórios. Crianças e idosos serão mais afetados.

No decorrer desta semana até o fim da próxima semana, as temperaturas devem se elevar gradualmente com o passar dos dias.

“Nosso Centro de Gerenciamento de Emergências está acompanhando essa chegada de uma massa de ar quente que entra pela região oeste do estado, região de Presidente Prudente, e se alastra por todo o estado, chegando ao Vale do Paraíba no final de semana. A gente pode ter temperaturas batendo os 33 graus no Vale”, disse o tenente da Polícia Militar Maxwel de Souza, porta-voz da Defesa Civil do Estado.

“É uma temperatura muito alta para essa época do ano, por isso nós estamos atentos aos cuidados, principalmente com a saúde da população, com medidas de prevenção para evitarmos doenças e também ações para evitarmos as queimadas florestais.”

Há maior risco de queimadas às margens das rodovias, em encostas de morros e planaltos com mato seco.

“Todo o nosso time está em atenção total para caso aconteça [algum incêndio] a gente possa combater imediatamente e não permitir que se alastre pela área de preservação ambiental”, disse Souza.

Ele recomendou atenção aos moradores da região para os cuidados durante a onda de calor e do tempo seco.

“As doenças do trato respiratório acabam se agravando, principalmente nas crianças e nos idosos, por isso devemos sempre estar protegidos para passarmos por esse período de calor intenso.”

A causa da onda de calor, segundo o porta-voz da Defesa Civil, é a passagem do El Niño que aquece as águas do Oceano Pacífico.

“Foi ele quem trouxe essa chuva toda para o estado e aqueles ciclones também, o ciclone extratropical que atingiu o Sul do país e alagaram várias cidades. O El Niño é quem traz tudo isso. Ele esquenta as temperaturas e está indo embora, só que deixa os efeitos dele na atmosfera.”

Quanto aos cuidados de saúde, Souza recomenda hidratação para todo mundo. “Beber muita água durante esse período e depois cuidar da umidificação do ambiente. Quem não tem aparelho pode colocar um balde ou bacia com água no quarto ou na sala de casa, que já vai ajudar a controlar a umidade dentro de casa, depois tomar cuidado também com protetor solar”, afirmou o tenente.

“Quem gosta de fazer uma atividade física é importante evitar os horários mais críticos e preferir as atividades físicas no período da noite ou no começo do dia. Também o cuidado especial com as queimadas florestais. Não jogar bituca de cigarro na beira das rodovias e não ficar queimando o lixo, também não soltar balões nesse período.”

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.