ECONOMIA

Sistema de pagamentos do governo é invadido, e há suspeita de desvio de recursos

Há suspeita de que os autores do ataque conseguiram emitir ordens bancárias e desviar recursos da União

Por Idiana Tomazelli | 22/04/2024 | Tempo de leitura: 1 min
da Folhapress

Arquivo/Agência Brasil

A Polícia Federal e a Abin  investigam o caso e atuam no rastreio dos suspeitos
A Polícia Federal e a Abin investigam o caso e atuam no rastreio dos suspeitos

O sistema de administração financeira do governo federal, o Siafi, usado na execução de pagamentos, foi alvo de uma invasão no mês de abril. Há suspeita de que os autores do ataque conseguiram emitir ordens bancárias e desviar recursos da União.

A Polícia Federal e a Abin (Agência Brasileira de Inteligência) investigam o caso e atuam no rastreio dos suspeitos. O Tesouro Nacional, órgão gestor do Siafi, implementou medidas adicionais de segurança para autenticar os usuários habilitados para operar o sistema e autorizar pagamentos.

Segundo interlocutores que auxiliam nas investigações, o sistema de autenticação de usuários sofreu um ataque, e gestores habilitados para fazer movimentações financeiras tiveram seus acessos utilizados por terceiros sem autorização.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.