HUMANITARISMO

Estudantes de medicina de São José navegam pelo Rio Tapajós em missão humanitária

Futuros médicos de São José dos Campos embarcam em jornada de 10 dias para levar atendimento de saúde a comunidades ribeirinhas do Pará

Por Marcelo Rocha | 17/04/2024 | Tempo de leitura: 3 min
São José dos Campos

Crédito: Anhembi Morumbi

A viagem faz parte da 6ª edição da Missão Amazônia, organizada pela Inspirali, o principal ecossistema de educação médica do Brasil
A viagem faz parte da 6ª edição da Missão Amazônia, organizada pela Inspirali, o principal ecossistema de educação médica do Brasil

Em uma iniciativa que combina educação e serviço comunitário, estudantes de medicina de São José dos Campos estão embarcando em uma missão humanitária ao longo do Rio Tapajós, no Pará. A viagem faz parte da 6ª edição da Missão Amazônia, organizada pela Inspirali, o principal ecossistema de educação médica do Brasil.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp

Durante uma jornada de 10 dias, os estudantes e professores da Inspirali irão fornecer atendimento médico às comunidades de Santarém, com a expectativa de atender cerca de 2 mil pessoas. A missão, que começa nesta sexta-feira (18), contará com a participação de 31 alunos de sete escolas, que embarcarão no Navio Hospital Escola Abaré, da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).

Uma dessas instituições é a Universidade Anhembi Morumbi, localizada em São José dos Campos. Entre os estudantes, temos Mariana Aparecida de Toledo Costa, Daniel Júnior da Silva, João Vitor Santos Souza, Bruna Corrêa Meirelles Machado e Marcela Silva Fortes. Eles estão no 6º e último ano do curso de medicina e fazem parte da primeira turma que se formará na metade deste ano.

SERVIÇOS OFERECIDOS

Os serviços oferecidos incluirão consultas ginecológicas, pediátricas, cirurgias ambulatoriais e atendimentos de saúde da família em geral, abrangendo diversas especialidades. Além disso, serão realizadas teleconsultas em parceria com as Clínicas Integradas de Saúde (CIS) da Inspirali, e será utilizado o Prontlife, um prontuário eletrônico do paciente que auxilia na captação, armazenamento e gestão de dados para interoperabilidade de informações com o e-SUS.

COMUNIDADES RIBEIRINHAS

Um dos destaques desta edição da Missão é o início de um processo de territorialização das comunidades ribeirinhas. Este mapeamento visa analisar a situação de saúde e as condições de vida da população local, identificando riscos, vulnerabilidades e potencialidades. O objetivo é que, no futuro, dentro da política do SUS, seja possível intervir de forma mais assertiva nos problemas de saúde e necessidades da região.

A IMPORTÂNCIA DA MISSÃO

Rodrigo Dias Nunes, diretor médico da regional sul da Inspirali, destaca a importância da Missão: “Temos dois objetivos muito importantes com as Missões: levar atendimento para comunidades que, por questões geográficas, têm dificuldades em receber assistência médica especializada e levar estudantes para esta experiência de atuarem, de forma consciente e supervisionada, em uma realidade totalmente diferente daquela que vivenciam em suas universidades. É um aprendizado que levarão para o resto da vida e proporcionará uma atuação ainda mais comprometida e humanizada em suas carreiras”.

SELEÇÃO E CAPACITAÇÃO DOS ESTUDANTES

Os estudantes participantes são selecionados por meio de um rigoroso processo realizado pelos coordenadores do curso e do projeto, que inclui análise de conduta às situações problemas e entrevista. Antes de iniciarem o atendimento, os estudantes participam de três capacitações internas.

EDIÇÕES ANTERIORES

Nas últimas cinco edições, a Missão Amazônia já reuniu mais de 180 estudantes de Medicina orientados por 24 professores e já foram realizados mais de 8 mil atendimentos percorrendo as regiões de Belterra, Aveiro e Santarém. A Inspirali também organizou recentemente sua primeira Missão internacional, em Benin, quinto país mais pobre do continente africano. Lá, foram atendidas cerca de 3 mil pessoas em 10 diferentes vilarejos.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.