TALENTO PURO

Aos 14 anos, joseense Kiara brilha como uma das melhores bailarinas do país

Jovem de São José dos Campos já venceu festivais internacionais e agora disputa em Nova York um festival que atrai os melhores talentos do mundo.

Por Denise Silva - Editora da Rede Sampi | 12/04/2024 | Tempo de leitura: 4 min
São José dos Campos

Arquivo familiar

Kiara Fiorante: talento para o balé desde a infância
Kiara Fiorante: talento para o balé desde a infância

O que você quer ser quando crescer? A clássica pergunta habitualmente feita a qualquer criança sempre teve uma resposta objetiva de Kiara Gouveia Fiorante: bailarina. Ainda aos 2 anos ela foi apresentada ao balé e, desde então, tem dedicado sua vida à arte. Aliado à dedicação, o talento permitiu que ela dançasse seu primeiro solo ainda aos 9 anos e, agora, aos 14, a jovem moradora de São José dos Campos já tem no currículo vitórias em dois festivais internacionais, em Nova York, nos Estados Unidos, e em Berlim, na Alemanha. Na última terça-feira, 9, Kiara embarcou para mais um desafio em terras americanas: o Youth América Grand Prix, festival internacional que reúne bailarinos do mundo todo. Ela dançou -- lindamente -- nesta sexta-feira (12).

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp. 

Kiara é determinada e mantém uma agenda de treinamentos rígida, típica de atletas profissionais de alto rendimento. Como estuda de manhã, sai de casa às 6h30. A tarde é toda dedicada ao balé, das 14h às 17h, invariavelmente todos os dias da semana. Aos sábados, nada de folga. A rotina de treinamentos segue, ocupando sempre as manhãs. A formação da Kiara está sob a supervisão das professoras Bruna Maciel e Paula Nascimento.

Além das aulas no Ballet, ainda é preciso encaixar na rotina exercícios físicos para trabalhar seu fortalecimento muscular, como a fisioterapia. Aluna do 9º ano da escola Planck, em São José, sobra os domingos para os colocar em dia os deveres escolares.

É uma rotina muito atípica para uma pré-adolescente que, por vezes, sente falta de não poder participar de alguma atividade com os amigos. “Às vezes dá vontade, mas me acostumei”, explica.

Tanto esforço tem rendido frutos para Kiara. Desde 2014 ela é aluna do Ballet Ana Araújo. O aprimoramento ao longo dos anos ajudou Kiara a sair premiada de festivais no Brasil e no mundo. No ano passado participou do Festival Tanzolymp na Alemanha e conquistou o  Prêmio Estímulo pela coreografia "Uma fenda no tempo", de Bruna Maciel e Walter Monteiro, na categoria Contemporâneo. Ela também participou do Valentina Koslova International Ballet Competition, em Nova York, quando conquistou a medalha de ouro na competição clássica e a medalha de prata na competição contemporânea.

"No caso de Kiara o que chama a atenção é a expressividade. Ela tem uma entrega em cena que surpreende. É nesse ponto que vemos uma performance técnica e artística", disse a diretora do Ballet e coreógrafa Ana Araújo.

Na última terça-feira, 9 de abril, Kiara embarcou para seu mais novo desafio: o festival YAGP - Youth América Grand Prix, em Nova York. Nele se reúnem bailarinos de várias nacionalidades. Os vencedores terão a oportunidade de receber bolsas de estudos para as maiores e mais renomadas companhias de balé do mundo todo. Serão 10 dias de aulas e audições, que podem catapultar Kiara para o exclusivíssimo clube das melhores jovens bailarinas do mundo.

Quem imagina essas viagens, certamente pensa que ela, sempre acompanhada pela mãe, aproveita para conhecer novos países e fazer um pouco de turismo. Não é o que acontece. Kiara explica que nas outras duas viagens internacionais que fez para participar de festivais, não teve tempo para conhecer nada de Berlim ou de Nova York. Desta vez, não deve ser diferente. Todo o tempo e energia são devotados ao balé.

A mãe orgulhosa, a administradora Monise Fiorante, disse que sempre se impressionou com a determinação da filha. "Uma vez, aos 8 ou 9 anos, ela escreveu uma cartinha para o Papai Noel pedindo mais cursos de balé", lembra. “O que eu mais sinto, como mãe, é que quando você vê a Kiara dançando - pode ser onde for, em casa, no palco, nos festivais -, ela dança com a alma, com o coração. Ela não dança com o corpo.”

Apaixonada pelo clássico balé de repertório “Giselle”, Kiara sonha em sair do Brasil para dançar em países como Canadá ou Mônaco, entrar para uma companhia “e viajar pelo mundo”.

Monise diz que alegria de ver o talento da filha se desenvolvendo é acompanhada da apreensão ao perceber que em breve Kiara deve partir sozinha para explorar os palcos do mundo. "Estou zero preparada para isso", brinca.

 

 


Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.