SAÚDE

Governo de SP anuncia mais 60 vagas de hemodiálise em Campinas

O prefeito, Dário Saadi (Republicanos), e o secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva, discutiram o aumento da demanda por esse tipo de assistência na cidade.

Por Flávio Paradella | 27/03/2024 | Tempo de leitura: 1 min
Especial para a Sampi Campinas

Divulgação

O prefeito de Campinas também solicitou ao governo estadual um aumento na oferta de leitos de UTI neonatal e pediátrica
O prefeito de Campinas também solicitou ao governo estadual um aumento na oferta de leitos de UTI neonatal e pediátrica

O governo de São Paulo anunciou nesta quarta-feira, 27 de março, que a oferta de hemodiálise em Campinas será ampliada com a criação de 60 novas vagas. O prefeito, Dário Saadi (Republicanos), e o secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva, discutiram o aumento da demanda por esse tipo de assistência na cidade durante uma reunião na capital paulista.

Duas medidas foram definidas pelo governo estadual para atender a essa demanda. A primeira é que o Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp abrirá 20 novas vagas de hemodiálise nos próximos dias. A segunda determina que o HC também implantará um terceiro turno de hemodiálise, oferecendo outras 40 vagas.

Além disso, o prefeito e o secretário de Saúde de Campinas, Lair Zambon, solicitaram a disponibilização de vagas de hemodiálise em hospitais de Mogi Mirim e Itapira para atender às necessidades de outros municípios da região, e essa solicitação será avaliada.

Antes da pandemia de covid-19, a média mensal de solicitações para hemodiálise era de 15,6. De janeiro a outubro de 2023, esse número aumentou para 28,5. Atualmente, todas as 253 cadeiras disponíveis no SUS Municipal estão ocupadas, levando à internação de pacientes em espera.

Além da ampliação da oferta de hemodiálise, o prefeito de Campinas também solicitou ao governo estadual um aumento na oferta de leitos de UTI neonatal e pediátrica na cidade, demanda que será analisada pelo secretário de Saúde estadual.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.