DESCENTRALIZAÇÃO

Região recebe duas audiências públicas do orçamento do Estado

Entre os meses de março, abril e maio, os deputados da Alesp estão visitando 25 cidades do Interior

27/03/2024 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação

Marco Antonio Cardelino/Alesp

Deputado Gilmaci Santos tem comandado as audiências nos municípios
Deputado Gilmaci Santos tem comandado as audiências nos municípios

A região de Araçatuba recebe, na próxima semana, duas audiências públicas orçamento 2025 do Estado. Estes encontros são promovidos pela Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo). Estão previstas reuniões no dia 4 (quinta-feira) na Câmara de Penápolis e no dia 5 (sexta-feira) na Câmara de Murutinga do Sul. Ambos os eventos começarão às 18h.

Entre os meses de março, abril e maio, os integrantes da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Alesp estão visitando 25 cidades de diferentes regiões do Estado para consultar, direto com os cidadãos, quais são as principais demandas dos municípios paulistas.

Todo o trabalho produzido durante esses encontros será incorporado à Lei Orçamentária Anual (LOA). Esse documento prevê a arrecadação estadual e fixa as despesas do ano seguinte. Dessa forma, é o instrumento pelo qual são previstos e planejados os investimentos em diversas áreas, como Saúde, Educação e Segurança Pública.

O colegiado é presidido pelo deputado Gilmaci Santos (Republicanos). "A Assembleia sai daqui e vai até a sua cidade para ouvir população, vereadores, prefeitos e sociedades de classe, para falar sobre as necessidades que a sua região tem", explicou o parlamentar.

As audiências são oportunidades únicas para a população expressar as necessidades e prioridades de cada cidade. A participação popular, destacam os parlamentares da Alesp, é fundamental para garantir que o Orçamento do Estado para o próximo ano reflita as verdadeiras demandas de cada região.

"As entidades e os agentes públicos, como vereadores e prefeitos, podem participar dando suas ideias para que nós possamos, dentro da Comissão de Finanças, incluí-las no Orçamento do Estado", disse o deputado Alex Madureira (PL).

"Estamos falando de um orçamento de quase R$ 400 bilhões e vai ser nas audiências públicas que você vai poder apontar as prioridades da sua região. O Orçamento democrático depende da sua participação", afirmou o vice-presidente da CFOP, Luiz Claudio Marcolino (PT).

As audiências serão realizadas entre os meses de março e maio de 2024 e os parlamentares da Alesp te convidam para participar e dar a sua contribuição. "Abre-se para a população a oportunidade de opinar, debater e definir onde será gasto o dinheiro público. Teremos audiências públicas distribuídas por todo o nosso Estado e se você está interessado em participar de como ele vai se desenvolver, participe e traga as suas ideias", destacou o deputado Ricardo França (Podemos).

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.