OPERAÇÃO

Delegado do 1º DP de Indaiatuba é apontado como chefe de esquema de extorsão

Operação aconteceu na manhã desta terça-feira (26), e teve como alvo, além do delegado, dois investigadores, guardas civis, um escrivão e três advogados.

Por Redação | 26/03/2024 | Tempo de leitura: 1 min
Especial para a Sampi Campinas

Divulgação/MPSP

Material apreendido durante busca e apreensão
Material apreendido durante busca e apreensão

O delegado José Clésio Silva de Oliveira Filho, que atuava à frente do 1º Distrito Policial de Indaiatuba, é apontado como o chefe de esquema criminoso para extorquir empresários. Ele contava com o apoio de mais dois investigadores, um escrivão, dois guardas civis e três advogados. A informação foi emitida pelo GAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado).

Sob o guarda-chuva da estrutura de polícia judiciária, o grupo registrava boletins de ocorrência noticiando crimes falsos, para depois usar os documentos em seu favor e ameaçar empresários. Segundo as investigações, os agentes pediam valores indevidos para barrar o andamento de investigações contra as empresas. As cifras variavam de R$ 1 mi a R$ 3 mi.

Na operação na manhã desta terça (26), nove de 13 mandados de busca e apreensão foram cumpridos pelo GAECO. A operação contou ainda com apoio da Polícia Militar e da Polícia Civil, através de sua corregedoria.

Ainda um funcionário da Prefeitura de Indaiatuba foi detido, sob suspeita de participar do esquema. O rapaz tentou fugir quando percebeu a presença da Polícia Militar, mas foi algemado e levado à delegacia.

Além das prisões, foram cumpridos 17 mandados de busca e apreensão, dois deles na casa do delegado e no Distrito Policial.

Pelo menos dez empresários foram vítimas do esquema criminoso, no período de um ano. Ainda não se sabe quanto o grupo movimentou.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.