SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

‘PSDB vai ter candidato próprio’, disse vice-presidente após desfiliação de Blanco

José Dimas confirma que legenda vai disputar a prefeitura contra Anderson Farias

Por Xandu Alves | 30/01/2024 | Tempo de leitura: 3 min
São José dos Campos

Divulgação

Emanuel (à esq.) ao lado de Cury, José Mello, Dulce Rita e Dr. José Cláudio do PSDB
Emanuel (à esq.) ao lado de Cury, José Mello, Dulce Rita e Dr. José Cláudio do PSDB

A executiva municipal do PSDB de São José dos Campos garante que o partido terá candidato próprio a prefeito nas eleições de 2024, o que tem sido uma regra da legenda desde que Emanuel Fernandes se elegeu prefeito em 1996.

Faça parte do canal de OVALE no WhatsApp e receba as principais notícias da região! Acesse: https://whatsapp.com/channel/0029VaDQJAL4tRs1UpjkOI1l

Desde então, o PSDB venceu seis das últimas sete eleições ao Paço Municipal de São José e tornou-se a maior força política do Vale do Paraíba, com 15 prefeitos eleitos em 2020.

No entanto, após a legenda desidratar nos últimos anos – perdeu 11 prefeitos para o PSD na região – um racha interno em São José revela posições contrárias sobre a postura do partido em 2024.

Candidato a prefeito pelo PSDB em 2012 e uma das principais lideranças, Alexandre Blanco defende que a legenda apoie a reeleição de Anderson Farias (PSD), o atual prefeito de São José.

O próprio Anderson criou-se politicamente dentro do PSDB e mudou de partido, ao lado de Felicio Ramuth (PSD), outra cria tucana, após quase 30 anos militando pela legenda em São José.

DESFILIAÇÃO

Blanco tentou disputar a eleição para a executiva do partido na cidade no ano passado, mas teve o registro inviabilizado e, no começo desse ano, a filiação cancelada pelo partido.

Ele disse que pretendia debater internamente o apoio a Anderson, e garantiu que acataria caso a decisão fosse pelo candidato próprio. “Mas nem me deixaram debater. Isso não é democrático”, afirmou.

Do outro lado, a executiva municipal garante que tudo foi feito de acordo como manda o estatuto do PSDB, que irá disputar a eleição com Anderson Farias.

“O PSDB em São José dos Campos seguirá a orientação da Executiva Nacional e este posicionamento já se tornou uma tradição do partido na cidade [de ter candidato próprio]”, disse José Dimas, vice-presidente do PSDB em São José.

“A escolha do nome do candidato faz parte de um processo que já iniciamos no ano passado ouvindo os filiados, os partidos com os mesmos princípios e principalmente as pessoas que moram na cidade”, completou.

Dimas não acredita que o imbróglio com Blanco possa atrapalhar o partido em ano eleitoral.

“Muito pelo contrário. Precisamos prestigiar os filiados que tem uma participação mais efetiva. Foi processo administrativo [a desfiliação de Blanco]. O estatuto do PSDB prevê o cancelamento imediato da filiação (não expulsão) dos filiados que deixarem de comparecer a duas ou mais convenções seguidas. Está no artigo 11. É um critério objetivo. Se não participou de duas convenções ou mais poderá ser desligado e isso não tem relação nenhuma com o posicionamento dos filiados, mas sim com a ausência nas atividades partidárias”, afirmou.

E completou: “Especificamente com relação ao Alexandre, nós entregamos as listas de presença das duas últimas convenções para que ele pudesse conferir que não constava o nome dele, após alegar que não se lembrava. Ele está na posse das listas e, portanto, sabe que não compareceu”.

CANDIDATO

Sobre candidato próprio em São José, Dimas disse que o ex-prefeito e ex-deputado federal Eduardo Cury é “uma liderança consolidada em São José dos e região”.

Dimas disse ainda que “é bastante normal o interesse de vários partidos em tê-lo como candidato a prefeito da cidade”, sobre eventual ida de Cury para o PL, como mostrou OVALE na edição do último final de semana.

“O momento agora é de diálogo com as lideranças políticas da cidade que buscam os mesmos objetivos que o PSDB, isto é: o melhor para cidade. E todos sabem o que o Cury deixou um excelente legado quando foi prefeito e bem avaliado, por dois mandatos”, concluiu.

Leia mais:

Com 'expulsão' de Blanco, PSDB de Cury e Emanuel vive turbulência a meses da eleição

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.