ELEIÇÕES 2024

Com 'expulsão' de Blanco, PSDB de Cury e Emanuel vive turbulência a meses da eleição

Executiva municipal quer candidatura própria e desfilia Alexandre Blanco, que defende apoio à reeleição de Anderson Farias

Por Da redação | 29/01/2024 | Tempo de leitura: 2 min
São José dos Campos

Reprodução / Redes Sociais

Emanuel e Cury durante evento do movimento suprapartidário ‘Política por gente que vale'
Emanuel e Cury durante evento do movimento suprapartidário ‘Política por gente que vale'

Vencedor de 6 das últimas 7 eleições ao Paço Municipal de São José dos Campos, o PSDB vai ser oposição ou apoiará a reeleição de Anderson Farias (PSD), que deixou o ninho tucano em 2023, acompanhando o movimento feito pelo então prefeito Felicio Ramuth, hoje vice-governador?

Faça parte do canal de OVALE no WhatsApp e receba as principais notícias da região! Acesse: https://whatsapp.com/channel/0029VaDQJAL4tRs1UpjkOI1l

A definição depende de quem ficará com a direção da sigla em São José dos Campos – disputa que expôs uma fratura exposta em um partido cada vez mais partido.

A legenda está dividida entre o núcleo crítico a Anderson, que defende o legado tucano, e a ala próxima à atual administração, encabeçada por Alexandre Blanco, assessor de Projetos Especiais da prefeitura que promete novos capítulos jurídicos nesta novela após ter sido desligado do PSDB.

“Blanco sofre de síndrome de Estocolmo”, afirma Izaias Santana (PSDB), prefeito de Jacareí, um dos integrantes do movimento suprapartidário ‘Política por gente que vale’, encabeçado por Emanuel Fernandes e Eduardo Cury, lançado em 2023.

Do outro lado, em uma guerra fria que de gélida não tem nada, Blanco promete retomar as obras do teatro invertido, uma chaga da gestão Cury, primeiro colocado nas pesquisas para prefeito feitas em 2023.

O teatro faz parte do projeto de concessão do Parque da Cidade à iniciativa privada, que por sua vez se conecta ao programa de revitalização do centro de São José, principal obra do governo Anderson e liderada por Blanco.

“Ele [Izaias] resolveu se intrometer aqui na nossa cidade, uma coisa que também nunca vi acontecendo”, reagiu Blanco à crítica do prefeito de Jacareí. “Ele deveria ter mais respeito por São José não se metendo e não medindo São José pela régua dele”.

POLARIZAÇÃO

Recentemente, os dois políticos tucanos trocaram farpas publicamente e seguem em lados opostos dentro do mesmo partido.

Para Izaias, a ruptura liderada por Felicio e Anderson dentro da legenda se explica pelo desejo pessoal do ex-prefeito de São José em ser governador de São Paulo, migrando para o PSD e levando cerca de 200 correligionários.

“Não tem explicação alguma que tenha ocorrido em São José dos Campos. Nós em Jacareí continuamos, enquanto eu for prefeito e líder do PSDB local, aliados a Eduardo Cury e Emanuel Fernandes”, disse.

Blanco defende que o PSDB debata internamente o apoio à reeleição de Anderson, posição defendida por ele, ou uma candidatura própria. Ele acusa a executiva do partido de aplicar um golpe e de tirá-lo da disputa interna para não promover essa discussão.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

1 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Alfredo Macedo
    29/01/2024
    Blanco quer palco ! Vai logo pro PSD ! No fundo, ao que parece, Blanco e o Kassab Joseense (Anderson) querem usar a máquina pública e controlar parte do PSDB, usando cargos e benesses, para criar uma historinha da carrochina e cercar os 2 maiores e melhores Prefeitos de SJC: Emanuel e Cury. Ainda que consiga capturar o PSDB, não vai conseguir os correligionários centrais que, de fato, sempre colocam as mãos na massa ! E corre um risco enorme de ver o Cury ir pro PL e ponto, fim de linha para o Kassab Joseense ! Blanco, Blanco... escolhendo o lado errado da história !