PARCERIA PAGA

Dados sobre tratamento contra o câncer mobilizaram frente parlamentar

Grupo de vereadores se reuniu com GACC, Pio XII e representante da Secretaria de Saúde para obter informações

Por Câmara de São José dos Campos | 12/01/2024 | Tempo de leitura: 2 min
Conteúdo Patrocinado

Cleverson Nunes/CMSJC

Outra frente parlamentar atuante em 2023 é a de Apoio ao Paciente Oncológico e Cardiológico. Em outubro, os integrantes dr. José Cláudio (PSDB), Amélia Naomi (PT), Dulce Rita (PSDB), Júnior da Farmácia (União), Lino Bispo (PL) e Marcão da Academia (PDS) se reuniram com a diretoria dos hospitais GACC (Grupo de Assistência à Criança com Câncer) e Pio XII. Eles conversaram sobre buscar recursos estaduais na Assembleia Legislativa e federais na Câmara dos Deputados por meio de emendas parlamentares às instituições para ajudar a custear o funcionamento dos dois hospitais.

Segundo a presidente do GACC, Rosemary Sanz, devido à defasagem da tabela SUS, que não é reajustada há 20 anos, os repasses governamentais cobrem apenas 22% dos custos e 25% são pagos com recursos dos convênios e particulares. O restante é captado por meio de eventos e campanhas de doação.

Em novembro, a convite da Frente, a coordenadora do Núcleo de Oncologia - Elitânia Pontes, esteve na Câmara. Os vereadores dr. José Cláudio (PSDB), Dulce Rita (PSDB), Fernando Petiti (MDB), Junior da Farmácia (União) e Marcão da Academia (PSD) perguntaram sobre a situação atual do tratamento contra o câncer na cidade. A exemplo da fila para o exame de colonoscopia, que diagnostica câncer de intestino e está com demanda reprimida de aproximadamente 800 pessoas. De acordo com Elitânia, está em estudo a realização de mutirões ou corujões, além da elaboração de um projeto de lei para que os vereadores possam destinar recursos via emenda parlamentar municipal.

Ainda segundo ela, 905 pacientes realizam tratamentos atualmente em São José dos Campos, sendo que 1812 no Hospital Pio XII (quimioterapia ou hormonioterapia). Os 93 restantes fazem radioterapia no Instituto de Oncologia do Vale - IOV. Para o rastreamento do câncer de mama, são realizadas 3 mil mamografias por mês em mulheres de 40 a 69 anos. A estimativa do Instituto Nacional do Câncer - INCA é que São José registre 289 novos casos de câncer de mama por ano de 2023 a 2025 e detecte 212 de próstata.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.