PARCERIA PAGA

Frente Parlamentar promove encontros com famílias de autistas para buscar melhorias

Em uma série de reuniões e eventos, os vereadores aproximam grupos de mães e pais do poder público e propiciam diálogo com secretarias

Por Câmara de São José dos Campos | 27/12/2023 | Tempo de leitura: 2 min
Conteúdo Patrocinado

Flávio Pereira/CMSJC

Ao longo do ano, a Frente Parlamentar em Apoio à Pessoa com Autismo realizou na Câmara seis encontros com a participação de mães e pais de crianças com transtorno do espectro autista (TEA), representantes das secretarias de Saúde, Educação, Esportes, Apoio Social ao Cidadão, Mobilidade e Fundação Cultural Cassiano Ricardo, Diretoria Regional de Ensino estadual, além das organizações GAIA, TEA Amigos, Anjo Azul, Onda Autismo e SOS Autismo.

Nas reuniões abertas mediadas pelos vereadores, os familiares manifestaram demandas e preocupações, enquanto os representantes do poder público apresentaram as ações em curso para sanar as questões levantadas.

As principais queixas foram falta de profissionais capacitados na rede municipal de saúde, principalmente neurologistas, o que causa demora na obtenção de laudo médico, e na educação, por qualificação e carga horária insuficiente dos profissionais de apoio escolar.

Relataram também dificuldade de conseguir medicamentos, transporte especial e aulas de esporte adaptado. Cobraram ainda atendimento adequado a cada faixa etária, da infância à adolescência e na fase adulta.

Em outras reuniões e eventos, os integrantes da Frente debateram a retomada da equoterapia, validade indeterminada do laudo médico e a lei que introduz as rodas de conversa nas escolas, além de uma palestra sobre os desafios de conciliar papéis sociais femininos no caso das mães de crianças com o transtorno de desenvolvimento.

Em junho, os vereadores visitaram o novo prédio do GAIA - Grupo de Apoio ao Indivíduo Autista, localizado no Urbanova. Em 4 mil m² de área construída, funcionam salas sensoriais e 21 consultórios montados com doações de empresas e pessoas físicas. Por meio de convênio com a secretaria municipal de Saúde, o GAIA passou a atender 150 crianças autistas de 0 a 6 anos mediante encaminhamento médico via UBS. O convênio abrange 4 horas semanais de abordagem multidisciplinar por cerca de 18 meses e assistente social e psicólogo para suporte aos pais ou responsável pela criança (2 horas por semana).

Os vereadores Fernando Petiti (MDB), Marcão da Academia (PSD) e Dulce Rita (PSDB) estiveram no aeroporto de São José dos Campos em agosto e entregaram um ofício ao presidente do conselho administrativo da concessionária SJK Airport, empresa que administra o aeroporto, Eduardo Valle, pedindo a implantação de uma sala multissensorial, conhecida como “calm zone”.

O TEA é um distúrbio que afeta a capacidade de interação social. Ambientes com muita movimentação, luzes e barulho, como saguões e centros comerciais, podem causar estresse. Esses espaços inclusivos funcionam como um refúgio de calma, descanso e conforto.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.