Com os pés no presente e os olhos no futuro, abraçando já os desafios que virão em 2024, encerramos 2023 cultivando as boas práticas da gestão pública, honrando o compromisso que assumi com as pessoas, com São José dos Campos.
Entre as conquistas deste ano --e foram muitas, com a ajuda das pessoas-- quero contar a revolução que estamos fazendo na educação das nossas crianças e jovens, semeando um futuro grandioso para todos nós.
E os frutos já estão aí. São José recebeu em outubro o selo internacional de Cidade Educadora pela Associação Internacional das Cidades Educadoras, uma certificação que reforça a identidade de um município focado no ensino de qualidade. Este ano ficamos entre os cinco finalistas no Prêmio BandTV Cidades Excelentes 2023, no quesito Educação.
Efetivamos este ano a municipalização de 17 escolas beneficiando mais de 8 mil alunos dos anos iniciais. Com planejamento, estamos vencendo os desafios do crescimento significativo da rede municipal nos últimos seis anos. Passamos de 64.607 alunos e 153 escolas em 2017 para 179 unidades escolares e 80.125 estudantes este ano.
Os pés no presente e os olhos no futuro nos permitiram dar esse salto. O orçamento para Educação este ano ultrapassou R$1 bilhão com construção de novas unidades, reforma e modernização das que já existem e no avanço pedagógico, como o programa Educação 5.0, que está em 18 escolas. Uma transformação digital no ensino e sim, uma revolução.
Registramos um número recorde de professores efetivados. A rede municipal tem hoje mais de 5.700 profissionais entre professores efetivos, eventuais, agentes educadores e estagiários, todos imbuídos na missão, dentro e fora das salas de aula, de formar pessoas.
O resultado não poderia ser outro, a Educação tem 90% da aprovação da população, índice que indica alto grau de satisfação, acima da média das cidades com mais de 500 mil habitantes pesquisadas pelo Indsat.
A mesma pesquisa apontou este ano aprovação de 94% para a merenda das escolas, que servem mais de 68 mil refeições por dia. São números que nos orgulham e servem de base para avançarmos sempre nos serviços públicos que prestamos à população.
Para 2024, a Cidade Educação tem um novo salto já planejado e vai envolver a reestruturação da secretaria em função do crescimento da rede, um projeto do Executivo que já virou lei. Vamos criar departamentos e ampliar os serviços oferecidos, como, por exemplo, na educação integral e na educação especial inclusiva.
O selo Cidade Educadora para a única Cidade Inteligente do Brasil reforça nossa missão de educar com excelência oferecendo recursos e expertise com a certeza que cada investimento feito vale muito. Desenhando no presente o futuro de uma sociedade melhor para todos.