GUERRA

O maior resgate de brasileiros da histórias tem aviões da Embraer como protagonistas

Por Da Redação | 05/11/2023 | Tempo de leitura: 1 min
São José dos Campos

A maior operação de resgate de brasileiros da história e com aviões da Embraer como protagonistas. Essa é a situação da diplomacia do país, que já retirou milhares de brasileiros de Israel e segue no projeto de tirar todos os brasileiros em Gaza.

Aliás, é uma corrida contra o tempo, já que os bombardeios na região são constantes durante a guerra e não há tempo a perder. Além disso, os aviões da FAB (Força Aérea Brasileira) levam mantimentos e alimentos, além de remédios, para os que ainda estão por lá e precisam da ajuda.

Atualmente, a FAB atua com os VC-2 (Embraer 190), com capacidade para 40 passageiros. E ainda os cargueiros KC-390, que leva mantimentos e também pessoas.

A Operação Voando pela Paz, assim batizada pelo governo brasileiro, leva diversos mantimentos necessários para as pessoas. Muitos brasileiros estão em Rafah, na fronteira com o Egito, esperando uma chance de virem embora.

De acordo com dados do governo brasileiro, até agora foram1.413 brasileiros e 53 pets os resgatados da guerra Israel-Hamas em oito voos, especialmente vindos de Israel. Aliás, no momento, não há mais pedidos de brasileiros para deixar o estado judeu. No entanto, ainda há o drama dos brasileiros retidos em Gaza, sem comida, sem água, sem energia elétrica e até mesmo sem internet em diversos momentos, por conta dos bombardeios.

Ainda não existem números oficiais sobre os gastos dessa operação. No entanto, a estimativa é que o governo brasileiro tenha investido entre R$ 8,5 milhões e R$ 14 milhões até agora. Isso contanto também com os mantimentos enviados como ajuda humanitária para a região.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.