AVIAÇÃO

Ligada à Embraer, Eve escolhe Taubaté para instalar fábrica do carro elétrico aéreo

Eve Air Mobility avança na fase de testes do eVTOL, a sua aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical

Por Da redação | 20/07/2023 | Tempo de leitura: 3 min
São José dos Campos

Divulgação

Conceito do eVTOL da Eve que deve ser produzido em Taubaté
Conceito do eVTOL da Eve que deve ser produzido em Taubaté

A Eve Air Mobility e a Embraer anunciaram nesta quinta-feira (20) que a primeira fábrica para a produção das aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL) da Eve será localizada em Taubaté.

Sujeita a aprovação final das autoridades, a planta industrial será situada em área a ser ampliada dentro da unidade existente da Embraer na cidade, que fica no distrito de Quiririm, às margens da rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro.

Segundo a Embraer, o local se beneficia de uma logística estratégica, oferecendo “fácil acesso por meio de rodovias e proximidade de uma linha ferroviária”.

Outra vantagem é a localização próxima à sede da Embraer em São José dos Campos e da equipe de engenharia e recursos humanos da Eve, o que facilitará o desenvolvimento e a sustentabilidade de novos processos de produção, aumentando a agilidade e a competitividade da empresa.

"Quando começamos a procurar um local para fabricar nosso eVTOL, quisemos repensar como a aeronave poderia ser construída utilizando as mais recentes tecnologias e processos de fabricação, combinados com outros aspectos, como a cadeia de suprimentos e logística", disse André Stein, co-CEO da Eve.

"Nosso objetivo é oferecer produtos e serviços seguros ao mercado e ser altamente competitivos em eficiência de produção. A nova linha de montagem está sendo projetada para priorizar segurança, qualidade, eficiência, produtividade e sustentabilidade."

"Essa decisão está alinhada ao nosso plano estratégico de crescimento baseado em inovação e sustentabilidade", disse Francisco Gomes Neto, Presidente e CEO da Embraer. "Acreditamos no enorme potencial do mercado global de Mobilidade Aérea Urbana e reforçamos nosso compromisso com a Eve como uma das principais empresas desse setor".



Projeção de como ficará a fábrica da Eve em Taubaté

PARCERIA

Em maio de 2022, a Eve anunciou uma parceria com a Porsche Consulting para definir a estratégia macro global de produção, cadeia de suprimentos e logística de seu eVTOL.

Desde então, as empresas têm trabalhado juntas para pesquisar conceitos avançados de fabricação e inovação, utilizando suas expertises em aeronáutica e automobilismo para projetar um conceito de industrialização para aeronaves eVTOL baseado em padrões elevados de segurança, qualidade, eficiência e foco no cliente.

"Estamos focados em alcançar os mais altos níveis de excelência na fabricação do eVTOL por meio dos constantes aprendizados e uma abordagem inovadora. Após extensa pesquisa em conceitos avançados de produção e inovação por mais de um ano, estamos preparados para estabelecer nossa primeira fábrica para a produção do eVTOL", afirmou Alice Altissimo, vice-presidente de Gerenciamento de Programas e Operações da Eve.

“Com confiança em nossas capacidades, estamos preparados para expandir de forma eficiente e sustentável o volume de produção para atender às demandas de um mercado em crescimento.”

A Eve continua progredindo no desenvolvimento de seu eVTOL e também está focada em criar um amplo portfólio de soluções agnósticas, incluindo um software único de Gerenciamento de Tráfego Aéreo Urbano (Urban ATM) para otimizar e expandir as operações de Mobilidade Aérea Urbana em todo o mundo.

ENCOMENDAS

Em fase de testes, a aeronave da Eve já conta com quase 3.000 encomendas pelo mundo. A empresa prevê entregar as primeiras unidades em 2026.

O eVTOL está em fase de projeto e os primeiros protótipos devem ser montados no segundo semestre de 2023. Se tudo correr como previsto, o primeiro voo experimental ocorrerá em 2024.

Somando todas as encomendas, a Eve já conta com 2.850 pedidos, que devem gerar US$ 8,6 bilhões (R$ 41,2 bilhões) para a empresa.

Com isso, a companhia teria cerca de 22% do mercado de eVTOLs no mundo, segundo projeção do banco JP Morgan. Em análise recente, a entidade considerou a empresa em situação bem posicionada, de “protagonista em ascensão”.

A Eve foi criada pela Embraer e tem a fabricante de aviões como a principal acionista, mas opera hoje como unidade independente e abriu seu capital na Bolsa de Nova York em 2022.

LEIA MAIS: Eve avança na fase de testes do eVTOL e conclui protótipo de software de tráfego

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.