HABITAÇÃO

Reportagem sobre as casas embriões de 15 m² viraliza e já alcança milhões de pessoas

Por Xandu Alves | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 3 min
Divulgação / Eduardo Lopes
Casas de 15 m² em projeto da Prefeitura de Campinas
Casas de 15 m² em projeto da Prefeitura de Campinas

Reportagem de OVALE e Sampi Campinas sobre as casas embriões de 15 m² de Campinas viralizou em todo o Brasil e já alcançou milhões de pessoas nas redes sociais.

A matéria foi publicada na edição do último final de semana no caderno Documento OVALE e mostra projeto habitacional de moradias populares feito pela Prefeitura de Campinas.

A construção de casas de 15 metros quadrados para abrigar famílias de até sete pessoas em Campinas foi classificada como “inaceitável” por especialistas da USP (Universidade de São Paulo) e da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), ouvidos pela reportagem de OVALE e Sampi Campinas.

LEIA AQUI: Especialistas da USP e Unicamp chamam de ‘inaceitável’ casa de 15 m² em Campinas

A reportagem vem sendo compartilhada por diversos veículos de comunicação na internet e em redes sociais de todo o país, com  milhões de visualização. O que chama a atenção dos internautas é justamente o tamanho dos imóveis, de 15 m², com apenas um cômodo e um banheiro.

O projeto das casas embriões de Campinas desrespeita diretrizes da ONU (Organização das Nações Unidas) para moradias dignas e adequadas.

Uma das páginas que divulgou a reportagem de OVALE e Sampi Campinas foi a ‘Choquei’, cujo perfil no Instagram tem mais de 20 milhões de seguidores.

Os compartilhamentos dos textos têm recebido centenas de comentários, a maioria criticando o tamanho diminuto das moradias para famílias de baixa renda.

“Na minha opinião, ‘ajudar’ amontoando as famílias num quadradinho é meio cruel”, escreveu Thais Sato.

“Meu Deus que desumano. Um galinheiro, que usamos para criar galinhas tem em média 50 metros quadrados, uma baia pra cavalos tem tamanho mínimo de 12 metros. Não podemos aceitar e normalizar uma residência para família com 15 metros, além de desumano é surreal. Deveríamos colocar quem pensou neste tipo de residência para morar lá com a família! Realidade dos horrores”, apontou um internauta.

Vich Silva foi ainda mais direta: “Coloca a mãe do prefeito para morar aí”.

“Para uma pessoa eu acho um tamanho bacana, mas se for morar mais gente, zero condições”, escreveu outra internauta.

Vandeilson comentou: “Teria uma vergonha de fazer isso, absurdo!”. A internauta Maria disse “Parece um  quiosque”. Sinthia apontou: “Elas vão dormir em pé né, porque nem beliche cabe nessa despensa”.

Samara Martins criticou até o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que é do mesmo partido do prefeito de Campinas, Dário Saadi, o Republicanos. Escreveu ela: “O governador de SP deve ter achado que dava pra morar, porque o Golden Retriver dele mora numa dessa”.

Um internauta usou de ironia para criticar o imóvel tão pequeno: “Achei que era um barzinho de beira de esquina, gente isso parece um quiosque na moral”.

“Sabemos que é melhor do que não ter um teto… mas, sabemos também que o governo poderia fazer uma casa muito melhor! Pra mim isso aí é apenas pra dizer que tá fazendo alguma coisa”, escreveu Luiz Rocha.


Leia mais: Com 15 m², casa embrião construída em Campinas contraria diretriz da ONU

Leia mais: Metro quadrado em projeto de Campinas para baixa renda é mais caro do que apartamento

Comentários

1 Comentários

  • MARILENA EUGENIO 15/06/2023
    O povo de S.Paulo tem que sofrer as consequências do governo que escolheu, principalmente o pobre.