MERCADO

Estudo mostra mercado de coaching apostando em IA para inovar no Brasil

Realizada pela PwC, pesquisa da International Coaching Federation ouviu 15 mil profissionais em 157 países

Por Da Redação | 27/05/2023 | Tempo de leitura: 5 min
São José dos Campos

Divulgação

Os profissionais que trabalham como coaches no Brasil estão otimistas e têm planos para o crescimento da profissão.

Dentro dos próximos 12 meses, 55% pretendem consolidar o número de serviços que já oferecem, 54% pretendem aumentar a taxa média de cobrança por coaching/hora, 46% desejam alcançar mais qualificações e 41% planejam aumentar o escopo de serviços oferecidos.

Além do mais, a maioria dos praticantes de coaching (56%) discordou que a IA é apenas mais uma tendência passageira. Os treinadores reconhecem claramente o surgimento da IA como uma nova tecnologia importante.

Os números fazem parte do ‘2023 ICF Global Coaching Study, da ICF (International Coaching Federation), e foram divulgados pela ICF Brasil.

A ICF é a maior associação global de coaches, com 61 mil membros associados em mais de 169 países e territórios. Fundada em 1995, a entidade é independente e sem fins lucrativos. No Brasil, a ICF possui mais de 500 coaches associados, 242 credenciados e está presente na Bahia, Distrito Federal, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.

PESQUISA

Realizadas entre outubro e dezembro de 2022, as entrevistas mostram números positivos sobre as perspectivas de futuro para a profissão: 42% se consideram muito confiantes no crescimento do coaching nos próximos anos, enquanto 30% estão um tanto confiantes e 20% são extremamente confiantes. O cenário pós-pandêmico também inspira otimismo: 54% acreditam que a pandemia trouxe mudanças positivas para o coaching.

Dados sobre a formação educacional dos coaches dão conta que 29% têm nível superior, com bacharelado, e 70% possuem diplomas de pós-graduação ou mais avançados. E mais: 45% contam com 5 a 10 anos de experiência, 37% somam mais de 10 anos, 10% têm entre 3 e 4 anos, seguidos de 7% com 1 a 2 anos. As principais áreas de atuação são: nível executivo (35%), liderança (25%), desenvolvimento de carreiras (18%).

“Para o crescimento da profissão no nosso país, é fundamental que o profissional tenha uma formação de qualidade (ou acreditada), obtenha uma credencial e adquira as competências essenciais de um coach, com um forte compromisso com a ética”, disse Camila Bonavito, presidente da ICF Brasil.

Segundo ela, isso está amparado em parte das respostas consolidadas no estudo: 40% das pessoas que usam coaching esperam que seus coaches sejam certificados ou credenciados. Enquanto 30% concordam plenamente com a máxima.

A pesquisa mundial da ICF é realizada pela PwC. Esta é a quinta edição do estudo, que também foi realizado em 2020, 2016, 2012 e 2007. O levantamento conta com quase 15 mil respostas, em 157 países.?O objetivo é permitir à International Coaching Federation continuar implementando melhorias e ofertar dados atuais aos profissionais que atuam na área. 

AMÉRICA LATINA E CARIBE

De acordo com o ICF Global 2023, o contingente de profissionais de coaching na América Latina, Central e Caribe representa 8% de coaches na média global. No período analisado, a receita anual total foi de US$ 332 milhões e a média por profissional chegou a US$ 22,9 mil. Já a média cobrada por hora/sessão foi de US$ 114.  O estudo revelou que 64% dos entrevistados são do gênero feminino, 36% masculino e a maioria é Baby Boomer (45%), seguidos da Geração X (44%), Millennials (9%) e Geração Silenciosa (apenas 2%).

NÚMEROS GLOBAIS

Sobre o público que respondeu a pesquisa, 77% são membros da ICF e 13% são não membros, mas profissionais do coaching.?E, apesar da pandemia e do cenário pós-pandêmico, a profissão continuou crescendo. Em 2022, o número de profissionais ultrapassou a marca de 100 mil, representando aumento de 54% em relação à estimativa global de 2019.

O número cresceu em todas as regiões, principalmente nas áreas emergentes da Ásia (+86%); Oriente Médio e África (+74%) e Europa Oriental (+59%). Na América Latina e Caribe, o aumento foi de 54%, em linha com a média global. Já na Oceania, o índice é de 42%, Europa Ocidental é de 51% e América do Norte de 47%. Já 91% disseram ter clientes ativos, o que representa também um aumento de 55% comparados ao índice anterior (2019).

Sobre a receita anual, o trabalho de coaching gerou receita anual de US$ 4,5 bilhões, o que representou aumento de 60% em relação ao ano de 2019. Esse aumento deve-se, principalmente, ao incremento de 55% de praticantes do coaching. A média global da receita é US$ 52,8 mil. Na América Latina, de US$ 22,9 mil. A taxa média geral por sessão/hora foi de US$ 244, enquanto, na América Latina, o valor é de US$ 144. 

TECNOLOGIA

Em relação ao papel da tecnologia na profissão, a pesquisa apresenta dados a partir de dois tópicos discutidos: a IA (Inteligência Artificial) e o uso das plataformas digitais de coaching. Para 64% dos coaches, as plataformas digitais são boas para o trabalho. Ainda existe um amplo consenso entre os profissionais de que podem facilitar e melhorar o acesso ao coaching, tanto para pessoas em todo o mundo (84%) quanto para indivíduos/funcionários em organizações (82%). Embora haja um reconhecimento do potencial, 69% concordam que as plataformas digitais de coaching devem ser regulamentadas para garantir a segurança dos profissionais.

Segundo o ICF Global 2023, 66% dos profissionais acreditam que os benefícios da IA para o coaching ainda não foram estabelecidos, no entanto, 46% acreditam que a IA tornará mais fácil administrar seu negócio e ainda será a próxima inovação disruptiva no coaching. As opiniões dos treinadores sobre o papel da IA variam de acordo com a região. Em particular, os praticantes de coaching na Ásia, Europa Oriental, América e Caribe, Oriente Médio e África são mais propensos a ter uma atitude positiva em relação ao surgimento da IA.

Sobre os benefícios esperados com os avanços da IA, 68% dos entrevistados disseram que tem uma expectativa de que a IA impulsione o aprendizado online, seguidos por 64% que estão esperando que a IA ajude a automatizar o trabalho para reduzir custos e 60% acreditam que a IA pode ajudar a identificar novos clientes em potencial para seus negócios.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.