SECOVI

O mercado imobiliário não é uma ilha

2023 será um ano regido pela geração de valor, com incorporadoras ainda mais adaptáveis às necessidades do consumidor

Por OVALEBrandstudio | 17/02/2023 | Tempo de leitura: 1 min

 Marcelo Yunes é vice-presidente de Negócios Inovadores do Secovi-SP
Marcelo Yunes é vice-presidente de Negócios Inovadores do Secovi-SP

Por apresentar um ciclo longo e com inúmeras etapas, o mercado imobiliário é frequentemente estudado como um tema isolado. Mas, ele é o oposto disso. Integra um complexo ecossistema que endereça grande parte dos “jobs to be done” (necessidades a se resolver) das pessoas: abrigo, convívio familiar, nutrição, desenvolvimento, aprendizado, formação de patrimônio, mobilidade e muitos outros.

Os consumidores estão conscientes de suas necessidades e das opções que possuem para resolvê-las. O dinheiro só sairá do bolso do cliente mediante essas condições. E esta é uma realidade já dominada pelas empresas do setor que, mantendo as demandas do consumidor no centro de suas estratégias, permanentemente reveem formas de concepção de produtos e de soluções.

Em minha visão, 2023 será um ano regido pela geração de valor. Como organismos adaptáveis às necessidades do cliente, as incorporadoras, que já se modernizaram, seguem próximas dos consumidores, perguntando, pesquisando, ouvindo e atualizando seus processos.

A empresa que foca nos “jobs to be done” tem muito mais chances de sucesso no mundo que vem por aí, apoiada em um corpo de colaboradores praticante de inovação.

A alta gestão passa a enxergar o negócio como algo mutante e se divorcia de antigos conceitos. “Somos uma incorporadora? Uma empresa de renda? Uma gestora de locação?”. Talvez seja preciso ser um pouco de tudo isso para oferecer soluções que gerem valor real ao seu consumidor.

Mais do que nunca, estamos falando de evolução, de sobrevivência. De desenvolver novas competências, firmar parcerias (até mesmo com antigos concorrentes), trazer pessoas com perfis diferentes, investir em diversidade, e de questionar e questionar. Principalmente a nós mesmos.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.