Já conseguiu pensar na seguinte cena: você sai do trabalho tarde, pega um dos últimos ônibus e vai para sua casa, no Parque Via Norte. Chegando lá, no último ponto, na frente de uma praça, desce e dá de cara com o fantasma de uma criança brincando no local com o intuito de apontar para você onde o corpo dela foi escondido após ser assassinado. Pois é. Esta lenda urbana permeia entre os moradores do bairro e é mais um dos "causos" sobrenaturais de Campinas.
A Praça Orlando Vagli não é tão grande e fica entre as ruas Mario Alves da Cruz e Antônio Arnaldo Albergária Pereira, no Parque Via Norte. O local é a parada final da linha 253 (Vila Boa Vista até Parque Via Norte / Swift via Terminal Mercado I). Ninguém sabe muito bem dizer quando surgiu o fantasma, mas já há anos está no imaginário dos moradores locais.
Em uma das primeiras visualizações, um dos motoristas teria registrado a presença do vulto no local. As imagens foram postadas nas redes sociais, junto com os relatos do fato e viralizaram. "Aqui no bairro todo mundo conhece a história e todo mundo conhece alguém que conhece alguém que viu. Mas ninguém nunca viu de fato", afirmou a técnica em radiologia Josiane Ramos de Oliveira, de 33 anos.
A praça fica em um local iluminado, mas em um dos lados não há residências, já que existe o barranco de acesso à Rodovia Anhanguera (SP-330). É exatamente neste local que a garota aparece brincando. A primeira aparição da menina fantasma foi em uma segunda-feira, às 23h50.
Em outro relato, um motorista de ônibus teria visto nitidamente a alma penada, que parecia ter entre 8 e 9 anos, em meio aos aparelhos. Ele tirou o celular do bolso e tirou uma foto do vulto, mas não conseguiu descobrir para onde a possível criança foi. "Eu já trabalhei nessa linha e o fantasma era até famoso, mas eu nunca presenciei nada", afirmou o motorista Reinaldo de Almeida, de 39 anos.
No conto popular, a conversa é que uma mãe teria assassinado a própria filha e escondido o corpo em um lugar desconhecido. Horrorizada com o que tinha feito, a mulher também teria tirado a própria vida. O fantasma, então, seria da criança.
Apesar da lenda, a SSP (Secretaria de Segurança Pública) de São Paulo não tem nenhum registro de criança assassinada pela própria mãe no Parque Via Norte.
escolha sua cidade
Vale Do Paraíba
escolha outra cidade