VAMPIRISMO

Sexta-feira 13: sociedade de 'vampiros' tem Serra da Mantiqueira como solo sagrado

Por Thais Perez | Campos do Jordão
| Tempo de leitura: 3 min
OVALE
Arquivo Pessoal
Lord A e Xendra são líderes de comunidade vampírica no Brasil
Lord A e Xendra são líderes de comunidade vampírica no Brasil

O Amantikir, primeiro nome para denominar a Serra da Mantiqueira, significa Serra que Chora. Na paisagem serena de Campos do Jordão é onde os vampiros derramam suas lágrimas. No alto do Amantikir, figuras elegantes, soturnas e misteriosas fazem seus rituais na calada da noite, nos frios bosques da serra. Reunidos com seu Rei e Rainha, os vampiros celebram o elixir da vida.

Essa introdução poderia ter saído de um livro de literatura fantástica, mas trata da realidade. Os vampiros existem e eles estão mais perto de nós do que imaginamos -- mas acalme-se. Nada de chupar sangue, não sair no sol ou se transformar em morcego. Nem mesmo são repelidos por alho. Os vampiros da vida real são humanos que possuem uma filosofia de vida inspirada nos monstros mais humanos da nossa mitologia.

Lord A é nosso principal personagem, um vampiro da vida real que se aproxima mais de Lestat de Lioncourt do que de Edward Cullen, na aparência e filiosofia. Nunca teve medo da escuridão. Uma frase sempre lhe chamou a atenção: "Das trevas viemos e das trevas retornaremos". Começou sua jornada sempre atraído pela cultura gótica e uma inquietação na alma que só conseguiu entender após ler uma reportagem, que contava sobre outras pessoas que se denominavam vampiros, nos anos 1990.

A Comunidade Vampírica existe há 50 anos, com membros em diversos países. Lord A faz parte de uma das 'dinastias' desse grupo, do qual ele e sua esposa, a Rainha Xendra são iniciados. O lorde começou a se corresponder com outros vampiros de fora e criou sua própria sociedade vamp no Brasil.

Lord A escolheu uma propriedade em Campos de Jordão, no Amantikir, para ser um local para liberar todos os seus ideais sobre a vida. "Lá, conseguimos enxergar o aspecto mágico da natureza. Todo mundo tem um lugar do coração, esse é nosso espaço de poder", conta o lorde.

"Um espaço sagrado é fundamental para explorarmos o que vem e transborda de nossa vida interior; a natureza é um princípio integrativo, algo precioso para nós", explica ele. Os vampiros visitam a Serra da Mantiqueira diversas vezes durante o ano, um lugar que chamam de 'bosque sagrado', onde fazem seus rituais e celebrações. "Temos muitos integrantes no Vale do Paraíba. Suas cidades, recantos e refúgios são muito queridos", completa Lord.

FILOSOFIA.
Em 2006, Lord A fundou o Círculo Strigoi, um grupo para quem realmente quer se aprofundar na filosofia dos vampiros: a Cosmovisão Vampyrica. "Entre nossos principais valores estão a beleza, a singularidade, a fluidez, a honra e o dionisiaco", explica Lord A., citando o adjetivo do deus grego Dionísio, ligado festas campestres, ao vinho, aos ciclos do nascimento, morte e renascimento.

Todos a sabedoria vampírica é explicada no livro "Deus É Um Dragão: Cosmovisão Vampyrica". Longe de ser uma tribo urbana ou um movimento fashionista, os Vampiros reproduzem rituais de contemplação à vida. "Para nós, o "Sangue" é uma metáfora para a força indestrutível da vida, a essência da vida. É assumir o papel de protagonismo, ter coragem para arriscar", afirma Lord A.

Comentários

Comentários