O senador Jaques Wagner deixou a liderança do governo no Senado após ser alvo da operação da Polícia Federal que investiga esquema de fraudes financeiras envolvendo o Banco Master.
Relembre o caso: Wagner pode ter favorecido Vorcaro, suspeita PF; entenda como
A decisão foi confirmada após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, realizada nesta quarta-feira (24), no Palácio da Alvorada, em Brasília. O encontro durou cerca de duas horas.
Em publicação nas redes sociais, Wagner informou que a saída se deu em acordo com o presidente. Ele afirmou que a prioridade no momento é se dedicar à própria defesa e às campanhas eleitorais.
O senador foi alvo da 9ª fase da Operação Compliance Zero, que apura o suposto esquema de fraudes, corrupção e lavagem de dinheiro ligado ao Banco Master. A Polícia Federal investiga possíveis benefícios recebidos pelo parlamentar em troca de apoio a medidas no Congresso.
Segundo a investigação, há suspeitas de pagamentos, aquisição de patrimônio e repasses que somariam R$ 3,5 milhões, além da compra de um apartamento de luxo em Salvador. Wagner nega irregularidades.
A PF também aponta a relação do senador com o banqueiro Augusto Lima, ex-sócio de Daniel Vorcaro. Endereços ligados ao parlamentar na Bahia e em Brasília foram alvos de mandados de busca e apreensão.
A Operação Compliance Zero apura ainda a atuação de outros agentes públicos em irregularidades envolvendo instituições financeiras.