OPORTUNIDADES

Estado abre 260 vagas para aluno monitor na região

Por Guilherme Renan | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Programa oferece bolsas para estudantes do ensino médio atuarem em português e matemática
Programa oferece bolsas para estudantes do ensino médio atuarem em português e matemática

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo abriu inscrições para nova seleção do programa Aluno Monitor do BEEM (Bolsa Estágio Ensino Médio), que oferece bolsas a estudantes interessados em apoiar atividades pedagógicas nas escolas. Na região de Araçatuba, são 260 vagas para monitoria em língua portuguesa e matemática.

Podem se inscrever alunos da 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio. O cadastro segue aberto até 6 de março e deve ser feito por estudantes com, no mínimo, 14 anos e frequência igual ou superior a 85% no último ano letivo.

Além da assiduidade, a seleção considera o desempenho nas avaliações da rede estadual. Para a 1ª série, será analisado o resultado do exame aplicado no 9º ano pelo Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo. Já para a 2ª e 3ª séries, o critério é o desempenho nas provas do Provão Paulista Seriado realizadas em 2025.

Os selecionados receberão bolsa mensal de R$ 307,36 para jornada de oito horas semanais ou de R$ 576,30 para 16 horas semanais, por até 10 meses. A carga inclui monitoria, estudos, planejamento e formação complementar. O início das atividades está previsto para 9 de março.

Apoio pedagógico em sala

Os monitores atuarão no auxílio aos professores nas aulas de orientação de estudos em português e matemática, componentes do currículo do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Entre as atribuições está o acompanhamento de pequenos grupos, com foco no engajamento e na superação de dificuldades de aprendizagem.

Cada participante deverá escolher uma área de atuação. Além das aulas regulares, as escolas poderão organizar grupos de estudo e plantões de dúvidas para complementar a carga horária.

O programa é promovido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e busca fortalecer o aprendizado colaborativo, ao mesmo tempo em que oferece experiência formativa aos estudantes da rede pública.

Comentários

Comentários