O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou na segunda-feira (15) que vai processar o jornal The New York Times em US$ 15 bilhões (cerca de R$ 80 bilhões), acusando a publicação de difamação e calúnia.
Leia mais: Bandeira dos EUA é 'novo símbolo da direita brasileira', diz NYT
Em sua rede social, a Truth Social, Trump disparou: “O New York Times pôde mentir, difamar e me atacar livremente por tempo demais, e isso acaba AGORA!”. Segundo ele, a ação será protocolada na Flórida, estado de maioria republicana.
Trump criticou especialmente o apoio dado pelo jornal à então candidata democrata Kamala Harris nas eleições de 2024, alegando que a publicação teria se transformado num “porta-voz da esquerda radical”. Ele destacou ainda que o endosso à rival foi colocado em posição de destaque na capa, o que classificou como “sem precedentes”.
Apesar das derrotas em tentativas de processar outros jornais e o proóprio NYT, Trump já conseguiu vitórias recentes contra outros veículos. Processos contra a ABC News e a CBS News, do grupo Paramount, terminaram em acordos milionários a seu favor. Ele também move ação contra o Wall Street Journal, relacionada à cobertura do caso Jeffrey Epstein.
*Com informações da BBC