CALENDÁRIO OFICIAL

Câmara vota criar o feriado do Dia do Evangélico em Campinas

Por Flávio Paradella | Especial para a Sampi Campinas
| Tempo de leitura: 3 min
Divulgação/CMC
Proposta reconhece contribuição da comunidade evangélica e permite apoio a eventos religiosos pela Prefeitura.
Proposta reconhece contribuição da comunidade evangélica e permite apoio a eventos religiosos pela Prefeitura.

A Câmara Municipal de Campinas analisa o Projeto de Lei Ordinária nº 125/25, de autoria do vereador Filipe Marchesi, que propõe a criação de um feriado municipal pelo Dia do Evangélico, a ser comemorado anualmente em 12 de agosto. A proposta já teve seu texto aprovado pelo Comissão de Educação e Esportes e entrou em regime de urgência e será o primeiro item a ser debatido no legislativo, nesta quarta-feira (6).

  • Clique aqui para fazer parte da comunidade da Sampi Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.

O projeto inclui a data no calendário oficial do município e autoriza o Poder Público a apoiar eventos ligados à comemoração, inclusive com o uso de espaços públicos, desde que em conformidade com a legislação vigente. O objetivo, segundo o parlamentar, é valorizar as tradições religiosas e os valores culturais cristãos, bem como reconhecer o papel da comunidade evangélica na cidade.

Na justificativa, o autor destaca que a proposta está alinhada à Lei Federal nº 12.328/2010, que já reconhece a data nacionalmente. Marchesi afirma que a comunidade evangélica contribui para a construção de uma sociedade mais ética, justa e solidária, por meio da promoção de valores como solidariedade, respeito, responsabilidade social e amor ao próximo.

O texto ainda ressalta a atuação social das igrejas evangélicas em Campinas, com iniciativas voltadas à assistência social, recuperação de dependentes químicos, educação, cultura e apoio a famílias em situação de vulnerabilidade. Segundo o vereador, esse trabalho faz da comunidade evangélica uma aliada do poder público na construção de uma cidade mais humana e inclusiva.

“O reconhecimento oficial do Dia Municipal do Evangélico não apenas valoriza essa expressiva parcela da população, mas também fomenta a liberdade religiosa e a convivência harmoniosa entre diferentes crenças, reforçando a pluralidade e a democracia em nossa sociedade”, conclui Marchesi na justificativa do projeto.

Maus-tratos a animais


Divulgação/CMC

A Câmara Municipal de Campinas também discute em primeira votação, um projeto de lei que propõe o endurecimento das sanções administrativas contra maus-tratos a animais no município. A proposta é de autoria do vereador Hebert Ganem (Podemos).

O texto altera a Lei nº 15.449/2017, que instituiu o Estatuto de Proteção, Defesa e Controle das Populações de Animais Domésticos de Campinas, e aumenta as penalidades para autores de maus-tratos, com multas que variam de 1.500 a 3.800 UFICs por animal.

O valor poderá ser dobrado ou triplicado em situações específicas, como quando houver envolvimento do tutor, morte ou lesão permanente no animal ou reincidência no período de cinco anos.

Além das punições financeiras, o projeto também atualiza regras de responsabilização de tutores por limpeza de dejetos em espaços públicos e amplia sanções a estabelecimentos privados que descumprirem normas de proteção animal.

Infelizmente, a impunidade ainda é uma regra revoltante quando se trata de crimes ambientais, especialmente os maus-tratos. Por isso, precisamos utilizar todos os instrumentos legais disponíveis para coibir essas práticas”, declarou o vereador Hebert Ganem.

A proposta segue o caminho legislativo e, caso aprovada em dois turnos, poderá reforçar o arcabouço jurídico da cidade na proteção dos direitos dos animais e no combate à violência contra a fauna doméstica.

A 43ª Reunião Ordinária tem início às 18h, no Plenário da Câmara, e terá transmissão ao vivo pela TV Câmara e pelo YouTube.

Comentários

2 Comentários

  • Amilton Luis Fim Lima 05/08/2025
    Vai vendo o que esses vereadores estão ocupados em ver dia de evangélicos. O povo precisa de cultura, arte, segurança, saúde e bem estar!!! Ridículos
  • Luis Fernando Resende Esmeriz 05/08/2025
    Respeito todas as crenças e religiões, agora criar um feriado em comemoração ao Evangélico é demais. Campinas tem tantas carências e esses vereadores so pensam em medalhas nomes de ruas ou praças ou ainda aumentar seu campo político visando as eleições