ENSINO SUPERIOR

Vestibular Unicamp 2026 terá inscrições entre agosto e setembro

Por Flávio Paradella | Especial para a Sampi Campinas
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Unicamp abre inscrições em 1º de agosto e traz mudanças nas provas da segunda fase; cronograma visa evitar sobreposição com outros processos seletivos.
Unicamp abre inscrições em 1º de agosto e traz mudanças nas provas da segunda fase; cronograma visa evitar sobreposição com outros processos seletivos.

Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) divulgou o calendário oficial do Vestibular Unicamp 2026, com inscrições abertas de 1º de agosto a 1º de setembro. A primeira fase será aplicada em 26 de outubro, e a segunda fase nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro.

  • Clique aqui para fazer parte da comunidade da Sampi Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.

Antes disso, candidatos aos cursos de Música farão as provas de Habilidades Específicas em setembro. Já os que concorrem às vagas de Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança terão suas provas práticas entre 3 e 5 de dezembro, após a segunda fase.

A divulgação da primeira chamada de aprovados será feita no dia 23 de janeiro de 2026.

Mudança na segunda fase

A Comvest anunciou alterações no segundo dia de provas da segunda fase, com a redução de 20 para 18 questões, visando tornar o exame menos exaustivo. A decisão busca oferecer mais tempo de leitura e interpretação das perguntas, segundo o diretor da comissão, José Alves de Freitas Neto.“Acreditamos que, com o ajuste, os candidatos terão mais tempo para ler bem os enunciados e articular as informações solicitadas”, destacou.

Com isso, a divisão de questões no segundo dia será:

  • Ciências Humanas/Artes: 5 de História, 5 de Geografia, 1 de Filosofia e 1 de Sociologia.
  • Ciências da Natureza: 7 de Biologia, 5 de Química.
  • Ciências Exatas/Tecnológicas: 5 de Física, 5 de Química.

As provas do primeiro dia da segunda fase permanecem iguais, com redação (duas propostas, sendo apenas uma a ser desenvolvida), 6 questões de Língua Portuguesa e Literatura, além de perguntas interdisciplinares e específicas conforme a área do curso escolhido.

Isenção da taxa

O período para solicitação de isenção da taxa de inscrição (válida também para a modalidade Enem-Unicamp) foi de 12 de maio a 6 de junho. A lista dos beneficiados será divulgada em julho. A documentação exigida foi recebida exclusivamente pela internet.

Provas em várias cidades

Os candidatos devem escolher a cidade onde farão as provas no momento da inscrição. A mesma cidade será mantida para as duas fases. As avaliações acontecem em mais de 40 municípios, incluindo Campinas, São Paulo, Brasília, Salvador, Fortaleza, Recife, Belo Horizonte, Curitiba, Ribeirão Preto, Sorocaba e São José dos Campos.

Datas importantes do Vestibular Unicamp 2026

  • 1º de agosto a 1º de setembro: período de inscrições.
  • 26 de outubro: aplicação da primeira fase.
  • 30 de novembro e 1º de dezembro: segunda fase.
  • 3 a 5 de dezembro: provas práticas para cursos com Habilidades Específicas (exceto Música).
  • 23 de janeiro de 2026: divulgação da 1ª chamada.

Comentários

Comentários