LITORAL DE SP

Casal é preso após resgate de idosos de abrigo ilegal e insalubre

Por | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Reprodução/Polícia Civil/g1
O local funcionava sem qualquer autorização e apresentava sinais de abandono.
O local funcionava sem qualquer autorização e apresentava sinais de abandono.

Um casal foi preso em flagrante por manter um abrigo clandestino em condições degradantes para idosos na Praia de Pernambuco, em Guarujá, no litoral paulista. A operação, realizada na quinta-feira (17), resultou no resgate de 11 idosos e na interdição do imóvel.

Leia mais: No Brasil, 160 mil vivem em asilos e 14 mil em orfanatos

Segundo a Polícia Civil informou ao G1, o local funcionava sem qualquer autorização e apresentava sinais de abandono: camas quebradas, paredes mofadas, tapumes improvisando divisórias, e falta completa de higiene e estrutura adequada. Não havia cuidadores capacitados nem acompanhamento médico para os idosos, muitos deles acamados, cadeirantes ou com deficiências cognitivas.

O homem, de 44 anos, e a mulher, de 47, alegaram que o espaço era mantido como ONG, mas não apresentaram nenhuma documentação que comprovasse legalidade. Ambos responderão por crime contra o Estatuto do Idoso.

Dois idosos em estado mais crítico foram encaminhados ao hospital. Outros foram levados por familiares ou estão sob responsabilidade da assistência social até que sejam encaminhados a instituições regulares.

A operação envolveu equipes da Delegacia Sede, da Delegacia da Mulher e da Prefeitura de Guarujá.

Comentários

Comentários