
O bilionário Elon Musk afirmou neste sábado (6) que está lançando um novo partido político nos Estados Unidos, chamado America Party, com o objetivo de romper a hegemonia do sistema bipartidário dominado por republicanos e democratas. O anúncio foi feito na rede social X, que pertence ao próprio Musk.
Leia mais: Trump ameaça deportar Elon Musk após críticas a pacote de gastos
A declaração ocorre semanas após Musk romper publicamente com o ex-presidente Donald Trump, de quem era aliado e financiador. Até o momento, não há confirmação oficial de que o novo partido tenha sido registrado na Comissão Eleitoral Federal dos EUA.
Musk, que nasceu fora dos Estados Unidos e não pode disputar a presidência, também não indicou quem lideraria o partido. Em sua publicação, ele afirmou que a população quer uma nova alternativa política e criticou o sistema atual por "quebrar o país com desperdício e corrupção".
A ruptura entre Musk e Trump aconteceu após o bilionário deixar um cargo no governo e criticar os planos fiscais do ex-presidente. A tensão aumentou com a aprovação de uma nova lei, que amplia gastos e corta impostos, sem favorecer setores ligados à energia verde — o que impacta diretamente empresas como a Tesla.
Trump reagiu acusando Musk de depender de subsídios públicos e insinuou uma investigação contra os negócios do empresário. Além da Tesla, Musk é dono da SpaceX e do serviço de internet via satélite Starlink, ambos com contratos governamentais.
By a factor of 2 to 1, you want a new political party and you shall have it!
— Elon Musk (@elonmusk) July 5, 2025
When it comes to bankrupting our country with waste & graft, we live in a one-party system, not a democracy.
Today, the America Party is formed to give you back your freedom. https://t.co/9K8AD04QQN