
O número de vítimas fatais das enchentes repentinas que atingiram o centro do Texas na madrugada de sexta-feira (4) subiu para 80, segundo autoridades locais. Entre os mortos estão ao menos 28 crianças no condado de Kerr, região mais afetada. As buscas continuam por 10 meninas e uma monitora do acampamento cristão Camp Mystic, ainda desaparecidas.
Leia mais: Número de mortos sobe para 47; buscas continuam por 27 meninas
Novas tempestades estão previstas, e o Serviço Nacional de Meteorologia alertou para o risco de novas enchentes sobre o solo já encharcado da região conhecida como “Corredor das Enxurradas”.
Críticas
O estado do Texas enfrenta uma onda de críticas sobre a eficácia dos alertas de emergência. O temporal pegou moradores de surpresa. Muitos relataram ter recebido os alertas apenas no auge da inundação. Um deles contou ao site de notícias EMS1 que acordou com a água subindo e só depois os celulares começaram a apitar. “Precisamos de algo como um alarme de tornado que diga para sair imediatamente”, reclamou.
Alerta tardio
O Serviço Nacional de Meteorologia (NWS) emitiu o primeiro aviso de enchente por volta das 13h de quinta-feira (3), prevendo até 17 cm de chuva. Os avisos se intensificaram durante a madrugada de sexta, com um alerta de emergência emitido às 4h03. No entanto, o nível do rio Guadalupe subiu cerca de 8 metros em apenas 45 minutos, surpreendendo até os meteorologistas.
Segundo o NWS, a equipe estava reforçada naquela noite, com cinco meteorologistas de plantão — mais que o dobro do normal. Mesmo assim, a velocidade da catástrofe superou as expectativas.
Falhas estruturais
A falta de um sistema de alarme sonoro ao longo do rio, como os usados para tornados, foi lembrada pelas autoridades locais. O juiz do condado de Kerr disse que a proposta chegou a ser avaliada anos atrás, mas foi descartada pela comunidade por causa dos custos.
Autoridades federais reconhecem as limitações tecnológicas do atual sistema de alertas. A secretaria de Segurança Interna dos EUA prometeu que o governo Trump priorizará atualizações nos equipamentos do NWS para garantir avisos mais precisos e em tempo hábil.
Resgates dramáticos
Desde sexta-feira, mais de 850 pessoas foram resgatadas, muitas delas encontradas agarradas a árvores ou presas em telhados. Helicópteros foram usados para retirar dezenas de meninas do Camp Mystic. Ainda não se sabe quais eram os planos de emergência do acampamento.
Com as buscas por desaparecidos em ritmo acelerado, o governador Greg Abbott pediu foco total em salvar vidas, enquanto famílias continuam angustiadas à espera de notícias. Entre as vítimas fatais confirmadas estão quatro adolescentes cujos corpos foram identificados por parentes.
As investigações devem prosseguir nos próximos dias, incluindo apuração sobre a atuação do estado e dos gestores locais diante da tragédia.
*Atualização sobre número de mortes às 21h04. Com informações do EMS1 e CNN
Texas floods: 52+ deaths. Kerr County: 43 (15 children), Travis: 4, Burnet: 3, Kendall: 1, Tom Green: 1.
— GeoTechWar (@geotechwar) July 6, 2025
And 27 girls are missing from Camp Mystic.#Texas #Flood #TXwx
Flood warnings are active in Austin, Kerrville, and Victoria, with advisories in New Braunfels and watches in… pic.twitter.com/a1saX3r86M