
Ingredientes
- 500 gramas de pupunha
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 1 cebola média
- 1 tablete de caldo de legumes
- 2 xícaras (chá) de água
- 2 xícaras (chá) de leite
- 1/2 caixinha de creme de leite
- 1 colher de sopa de amido de milho
Pupunha e palmito são a mesma coisa? A resposta é ‘não’. Mas podemos dizer que a pupunha é um tipo de palmito. Ela é mais macia e menos fibrosa e seu sabor é levemente adocicado. Tornou-se nos últimos tempos facilmente encontrada nos mercados devido à produção constante e sustentável. Uma vantagem no contexto culinário é que ao ser cortada não escurece, ao contrário do que acontece a outros tipos de palmito que oxidam. Outra qualidade reside no fato de poder ser consumida crua, sem nenhum prejuízo à saúde.
Nativa da região amazônica, a pupunheira tem se mostrado alternativa agrícola com sustentabilidade econômica e ambiental nas regiões leste do Paraná, Santa Catarina e São Paulo, estados onde um amplo projeto de pesquisa e desenvolvimento adaptou o cultivo deste que é considerado o mais nobre dos palmitos, à frente do açaí e do juçara.
Chefs brasileiros renomados têm criado pratos variados com a pupunha, cuja tradição na mesa esteve por muito tempo restrita à forma assada. Hoje, graças à facilidade de comercialização e ao preço, ela vai se tornando comum no cardápio doméstico e em restaurantes- dos populares aos refinados. Tanto aparece em saladas, refogados e acompanhamentos de peixes, como em carpaccios, strogonoffs, espaguetes e lasanhas. O creme de pupunha da foto acima se destaca pela delicadeza de sabor, podendo ser consumido em qualquer época do ano.
Nos varejões, a pupunha é vendida em bandejas de isopor, já cortadas em rodelas e perfeitamente higienizadas, por bom preço. Uma bandeja contém em geral meio quilo, o suficiente para essa receita que serve bem quatro pessoas.
Coloque a manteiga na panela, deixe derreter sem queimar mantendo o fogo baixo. Junte a cebola picada em cubinhos, mexa de vez em quando até que fique transparente.
Agregue as rodelas de pupunha, mexa bem, acrescente a água e o caldo de legumes. Assim que levantar fervura conte dez minutos. Retire algumas rodelas menores para a decoração e reserve em lugar aquecido. Acrescente metade do leite à panela, mexa e deixe levantar fervura novamente. Desligue e espere amornar.
Leve ao liquidificador e bata até ficar bem liso. Devolva à panela e teste o sal. Dissolva o amido no restante do leite e junte ao caldo, mexendo sem parar até espessar. Transfira quente para sopeira ou tigelinhas. Sirva com torradas e decore com as rodelas reservadas e cheiro verde. Outro acompanhamento interessante é o molho vinagrete.
Sonia Machiavelli é professora, jornalista, escritora; membro da Academia Francana de Letras.