
Com a chegada da semana mais fria do ano no Rio Grande do Sul, moradores de Porto Alegre recorreram a uma iniciativa criativa e solidária para enfrentar as baixas temperaturas: o uso de caixas de leite como material de isolamento térmico em casas de madeira. A ação é dos voluntários do projeto Brasil sem Frestas, que há quatro anos atua na capital gaúcha.
Leia mais: Massa de ar polar derruba temperatura mínima para -9,1°C no RS
Com paredes cheias de frestas e estrutura desgastadas, as casas ficam protegidas ao receberem o revestimento feito com caixinhas, o que melhora se houver um aquecedor pequeno.
O processo é manual e começa no galpão do grupo, na zona sul da cidade, onde voluntários se reúnem duas vezes por semana. As caixas de leite são lavadas, abertas e transformadas em placas isolantes; cada casa pode exigir até 1.500 unidades. Até agora, mais de 315 mil caixinhas já foram reaproveitadas.
A ONG explica que o projeto se mantém com doações e venda de tampinhas plásticas. Para quem convive com frio e umidade, isso representa conforto e dignidade.
A fila de espera é longa, e o grupo continua mobilizando a comunidade por mais doações de caixas lavadas em bom estado e voluntários para o trabalho. Em meio ao rigor do inverno, cada placa instalada faz a diferença.
*Com informações do SBT