QUESTÃO DO IOF

Discurso de 'justiça social' do governo piora clima com Congresso

Por | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Reprodução/ Marcelo Camargo:Age?ncia Brasil
 A mudança de tom, adotada por Lula, ministros e aliados tem causado forte reação no Congresso.
A mudança de tom, adotada por Lula, ministros e aliados tem causado forte reação no Congresso.

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem apostado no discurso centrado na justiça social e tributária para justificar o aumento de impostos sobre os mais ricos. A mudança de tom, adotada por Lula, ministros e aliados após a derrubada do decreto que alterava o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), tem causado forte reação no Congresso Nacional e ampliado o desgaste político do Executivo.

Leia mais: Moraes será relator de ação contra derrubada do decreto do IOF

A ofensiva do governo tenta reverter a narrativa de que está promovendo uma alta generalizada de tributos. Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a proposta atingiria apenas “o andar de cima”. Em evento no Palácio do Planalto na segunda-feira (30), Haddad foi direto: “Nós vamos continuar fazendo justiça social, pode gritar, pode falar, vai chegar o momento de debater. Mas temos de fazer justiça no Brasil. Nós não podemos intimidar na busca de justiça", discursou Haddad.

A retórica do Planalto, no entanto, acirrou ânimos no Legislativo. A aprovação do Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que anulou o aumento do IOF foi vista como uma derrota simbólica do governo, que agora estuda judicializar o caso no Supremo Tribunal Federal.

A tensão cresce num momento em que o Planalto tenta manter base aliada coesa e minimizar o impacto político da derrota. No Congresso, parlamentares criticam a estratégia de confronto e acusam o Executivo de não dialogar o suficiente.

Comentários

2 Comentários

  • ADRIANO A S ANDRADE 01/07/2025
    O que é o Congresso Nacional? Resposta: um amontoado de partidos, na sua maioria representante de lobbys da elite brasileira e estrangeira que desviam muito dinheiro público para si e para seus pares e nunca apresentam projetos que realmente melhorem a vida dos menos abastados ou dos trabalhadores, que são explorados e sem perspectiva alguma no Brasil.
  • Freitas 01/07/2025
    Se tem uma coisa que não existe no Brasil é justiça. Essa falácia esquerdista de justiça social enquanto roubam bilhões não cola mais. Só os muito ignorantes ou mal intencionados, ou ainda os com QI abaixo da média, conseguem defender esses embusteiros.