
O Irã lançou, nesta tarde de segunda-feira (23), um ataque com mísseis contra a base aérea de Al Udeid, principal instalação militar dos Estados Unidos no Oriente Médio, localizada no Catar. A ofensiva foi confirmada pela Guarda Revolucionária Iraniana como uma resposta direta aos bombardeios americanos às instalações nucleares do país, feitos no fim de semana.
Leia mais: Estados Unidos emitem alerta de segurança mundial
De acordo com o Ministério da Defesa do Catar, os sistemas de defesa interceptaram os mísseis e, até o momento, não há registro de vítimas ou feridos. Mesmo assim, o impacto da operação foi sentido na capital Doha, onde moradores relataram fortes explosões e pânico generalizado, sem qualquer tipo de alerta prévio das autoridades locais.
Fontes americanas confirmaram que os mísseis foram disparados do território iraniano em direção às bases dos EUA no Catar e no Iraque, e rastreados em tempo real. Funcionários das embaixadas dos EUA em Doha e Manama, no Bahrein, foram instruídos a entrar em posição de proteção diante da iminência do ataque.
Segundo a mídia estatal iraniana, o país deu início à "operação contra uma base americana no Catar", apontando o bombardeio como demonstração de força contra o que considera agressões à sua soberania.
O presidente americano Donald Trump, que visitou a base de Al Udeid em maio, ainda não se pronunciou sobre o ataque. Segundo a Casa Branca, o secretário de Defesa Pete Hegseth e o chefe do Estado-Maior Conjunto, general Dan Caine, estão reunidos na Sala de Situação monitorando a escalada do conflito.
*Com informações da CNN
JUST IN: The Pentagon has confirmed it is tracking “credible” threats against U.S. forces as Iran escalates military activity in the Gulf.
— Hank™ (@HANKonX) June 23, 2025
According to U.S. officials, Iran has now positioned missile launchers aimed at American bases in Qatar.
Within minutes of the news,… pic.twitter.com/mhrL4vRWja