
Um vídeo supostamente gravado no interior do Rio Grande do Sul durante os temporais dos últimos dias chamou a atenção nas redes sociais. Nas imagens, cavalos e bois aparecem atravessando lentamente uma ponte estreita, em fila e com calma impressionante, sem atropelos ou empurrões. A cena comoveu internautas pela demonstração de instinto e organização dos animais diante do caos provocado pelas enchentes.
Leia mais: “Mais um dia de terror”, diz moradora sobre chuva no RS; VÍDEO
"Mais um momento para que aprendamos com os animais: na hora do desespero, muitas vezes, os humanos saem correndo, passando por cima uns dos outros. Os animais, serenamente, em fila, conseguem evacuar sem atropelos e sem ficar ninguém pra trás. Não é uma crítica, apenas uma reflexão, em cima dessa imagem impressionante e comovente. Que Deus proteja nosso RS amado e cada gaúcho!", comentou a usuária Adriane AK.
O registro foi compartilhado pelo criador de conteúdo conhecido como Gaúcho da Neve, que aproveitou o momento para fazer um apelo:
“De novo não, meu Deus. Que teu poder cubra nosso Rio Grande do Sul. Peço a oração de todos pelo nosso amado Estado. E às famílias que estão em zonas de risco, por favor, não deixem para levar seus animais depois. Levem junto, no mesmo momento. Aqui, eu e minha equipe já estamos nos mobilizando desde ontem. Que possamos passar por mais esses próximos dias de chuvas intensas. Meu amado povo gaúcho, sejamos fortes mais uma vez, essa é a nossa principal característica: sermos fortes e aguerridos.”
As chuvas intensas voltaram a atingir o estado nesta semana, reavivando o trauma da tragédia de maio de 2024. Segundo a Defesa Civil, ao menos duas pessoas morreram, mais de 1.300 estão desalojadas e mil foram levadas para abrigos nas últimas 48 horas.
O vídeo dos animais em fila, compartilhado como símbolo de esperança e resiliência, tem sido acompanhado de mensagens de solidariedade e pedidos de apoio ao povo gaúcho, que mais uma vez enfrenta a fúria da natureza.