CONFLITO

Israel ataca alvos nucleares no Irã após impasse com EUA

Por da Redação Sampi |
| Tempo de leitura: 1 min
Reprodução/Instagram Donald Trump
Imagem mostra bombardeios de Israel contra a capital do Irã. Teerã
Imagem mostra bombardeios de Israel contra a capital do Irã. Teerã

Israel lançou uma ofensiva aérea contra instalações nucleares no Irã na noite de quinta-feira (12), após o colapso das negociações entre Teerã e o governo dos EUA, liderado por Donald Trump. Segundo as Forças Armadas israelenses, dezenas de alvos foram atingidos, em uma tentativa de impedir que o Irã adquira capacidade de produzir armas nucleares.

A Folha de S.Paulo relata que explosões foram registradas em Teerã, com incêndios e destruição em bairros residenciais, incluindo uma área onde vivem altos oficiais militares. O primeiro-ministro Binyamin Netanyahu classificou a operação, chamada "Leão em Ascensão", como um momento decisivo para a segurança de Israel, afirmando que o objetivo é desmantelar o programa nuclear iraniano.

O Irã elevou seu nível de alerta, enquanto os EUA negaram envolvimento direto no ataque. O secretário de Estado, Marco Rubio, afirmou que a prioridade americana é proteger seu pessoal na região. Apesar disso, o presidente Donald Trump convocou uma reunião de emergência para acompanhar a situação.

Diante da expectativa de retaliação iraniana, Israel declarou estado de emergência nacional, fechou escolas e restringiu voos. Autoridades locais disseram à emissora Canal 13 que o país se prepara para “dias de batalha”, intensificando o risco de um conflito mais amplo no Oriente Médio.

Comentários

2 Comentários

  • jaques campos 13/06/2025
    A criação do Estado de Israel foi a maneira, principalmente norte americana, de controlar o oriente medio. Foi um erro cujas consequencias perduram ate hoje: atentados, conflitos, guerras... Podem esperar: havera retaliação por parte do Iram, podendo haver a generalização do conflito.
  • Tadeu Siqueira 13/06/2025
    O Trump se elegeu prometendo cessar a guerra na Ucrânia em 24 horas, mas aquela guerra só escalou desde que o laranjão assumiu o poder, e agora ele inventou mais uma no oriente médio.