LINHA DO NOVO PAPA

'Precisamos ser uma igreja que constrói pontes', diz Leão XIV

Por Ana Lígia Dal Bello | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução de vídeo/Vatican News/Youtube
Agostiniano de origem e ligado à América Latina, Prevost escolheu o nome Leão XIV e sinalizou o foco em sinodalidade, inclusão e justiça social.
Agostiniano de origem e ligado à América Latina, Prevost escolheu o nome Leão XIV e sinalizou o foco em sinodalidade, inclusão e justiça social.

O cardeal americano Robert Prevost, Leão XIV, foi eleito nesta quinta-feira (8) novo papa da Igreja Católica e, em sua primeira aparição pública na sacada da Basílica de São Pedro, emocionou fiéis ao afirmar: “Precisamos tentar juntos ser uma Igreja missionária, que constrói pontes e diálogos e receba com braços abertos todos que precisam da nossa caridade.”

Leia mais: Cardeal americano Robert Prevost é eleito o novo papa

No seu primeiro discurso como papa, o sucessor de São Pedro dirigiu uma "saudação especial à Igreja de Roma" e traçou as diretrizes de seu pontificado com um forte apelo à missão, ao acolhimento e ao diálogo. “Precisamos tentar juntos ser uma igreja missionária, que constrói pontes e diálogos e receber com braços abertos todos que precisam da nossa caridade”, afirmou.

Emocionado, também recordou sua trajetória pastoral no Peru, em espanhol: “Uma palavra à minha querida diocese de Chiclayo, onde um povo fiel acompanhou seu bispo compartilhando sua fé e deu tanto para continuar uma igreja fiel a Jesus Cristo.”

Ao final, reforçou o desejo de proximidade com os mais vulneráveis: “Queremos ser uma igreja que avança, busca sempre a paz, a caridade, estar próxima principalmente daqueles que sofrem.”

Agostiniano de origem e ligado à América Latina, Prevost escolheu o nome Leão XIV e sinalizou o foco em sinodalidade, inclusão e justiça social, lembrando o legado de Fracisco.

A fumaça branca saiu da chaminé da Capela Sistina por volta das 13h (horário de Brasília), após dois dias de conclave. O anúncio oficial foi feito pelo cardeal protodiácono sob os tradicionais dizeres “Habemus Papam”. Na Praça São Pedro, uma multidão celebrou a escolha com orações e aplausos.

Nascido em Chicago e ex-missionário no Peru, Prevost ocupava até então um dos cargos mais influentes do Vaticano como prefeito do Dicastério para os Bispos. Sua trajetória combina experiência pastoral com atuação direta junto a comunidades pobres e indígenas.

A bênção Urbi et Orbi foi dada pouco depois, marcando o início de um novo pontificado com apelo forte à caridade, ao diálogo e à presença ativa da Igreja nas periferias do mundo.

Comentários

Comentários