INSS

Ressarcimento será automático e via benefício, sem PIX

Por | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Reprodução de vídeo/Controladora-Geral do DF
Presidente da autarquia afirma que devolução será automática, mas ainda não há prazo nem definição sobre fonte dos recursos.
Presidente da autarquia afirma que devolução será automática, mas ainda não há prazo nem definição sobre fonte dos recursos.

O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller Júnior, afirmou nesta terça-feira (6), que os segurados que tiveram descontos indevidos relacionados a mensalidades associativas serão ressarcidos diretamente no benefício previdenciário. A devolução será automática, e não via Pix, transferências bancárias ou saques.

Leia mais: INSS corre para concluir plano de ressarcimento a aposentados

“O reembolso será feito na conta em que o beneficiário já recebe seu pagamento mensal. Não haverá outro tipo de depósito. É uma medida para evitar novos golpes”, explicou Waller em entrevista à rádio CBN.

Apesar da definição sobre o formato da devolução, ainda não há previsão para o início dos reembolsos, nem detalhamento sobre de onde virão os recursos. Segundo Waller, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou celeridade no processo, e um plano definitivo está sendo estruturado com apoio da AGU (Advocacia-Geral da União) e do Dataprev.

O INSS também alertou aposentados e pensionistas a não assinarem documentos nem fornecerem senhas, pois o órgão não está solicitando esse tipo de informação para efetuar os ressarcimentos. Um canal oficial será criado para que os lesados possam acompanhar a situação.

Na semana passada, a Previdência determinou a suspensão imediata dos descontos de mensalidades associativas diretamente nos pagamentos de benefícios, após a revelação de um esquema de fraudes que está sendo investigado internamente e que pode ter atingido milhares de beneficiários.

Comentários

Comentários