
O Ministério das Cidades selecionou 12 municípios para o curso “Urgência Climática - Implementando Soluções em Territórios Urbanos Vulneráveis”. As aulas serão realizadas virtualmente entre abril e junho deste ano. A análise das inscrições seguiu os critérios definidos pelo edital da Secretaria Nacional de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano. As cidades selecionadas foram:
- Abaetetuba (PA);
- Caruaru (PE);
- Rio Branco (AC);
- Franco da Rocha (SP);
- Pelotas, Rio Grande e São Lourenço do Sul (RS);
- Betim (MG);
- Osasco (SP);
- Juiz de Fora (MG);
- Jundiaí (SP); e
- Dourados (MS)
“O curso visa fortalecer as competências locais na implementação de soluções eficazes para enfrentar os desafios climáticos em áreas urbanas mais vulneráveis. Continuaremos empenhados em apoiar as cidades no desenvolvimento de estratégias que contribuam para a resiliência e sustentabilidade de nossos territórios”, afirmou o secretário Nacional de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Carlos Tomé Júnior.
As equipes técnicas dos municípios terão a oportunidade de se capacitar sobre mudanças climáticas e soluções urbanas sustentáveis. Os gestores também poderão trocar experiências entre si e com especialistas. Um dos objetivos é formar uma rede de aprendizado colaborativo. O curso fornece ferramentas para que os municípios possam articular políticas públicas urbanas e climáticas.
Foram recebidas 56 inscrições, sendo cinco de parcerias entre municípios, totalizando 64 municípios interessados. As inscrições abrangeram todas as regiões do Brasil. Ao todo, foram cinco da região Norte; dez da região Nordeste; quatro da região Centro-Oeste; 26 da região Sudeste; e 11 da região Sul.
O curso faz parte do Programa Nacional de Capacitação das Cidades, o Capacidades. Com a parceria do Lincoln Institute of Land Policy e apoio da WRI Brasil, a iniciativa reforça a importância de desenvolver atributos dos gestores públicos em prol de cidades mais seguras e sustentáveis.
Confira o documento com o resultado.